Poupatempo reabre com novas instalações e inovação tecnológica no Internacional Shopping

O Poupatempo reabriu nesta segunda-feira (14), a nova unidade em Guarulhos com uma novidade: pela primeira vez, um posto da central de serviços ao cidadão do Governo do Estado de São Paulo terá máquinas de autoatendimento em local externo, no hall de entrada do Internacional Shopping Guarulhos. Com isso, os cidadãos poderão utilizar o equipamento mesmo fora do horário do expediente do posto, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O Poupatempo Guarulhos abre das 7h às 19h, mas os equipamentos estarão disponíveis em todo o horário do experiente do shopping, até as 22h.

Os totens de autoatendimento permitem ao usuário solicitar alguns serviços, como Atestado de Antecedentes Criminais ou segunda via da Carteira de Identidade, quando o a pessoa já tem os dados biométricos registrados no banco de dados nos últimos dois anos. Além disso, servem para agendar horário de atendimento em qualquer uma das 72 unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo. Em breve, os equipamentos também vão permitir a solicitação da segunda via da CNH, sem necessidade de passar pelas mesas de atendimento.
Atualmente o Poupatempo tem 77 equipamentos de autosserviços nas 19 maiores unidades.

O programa estuda instalar equipamentos em outras das suas 72 unidades no Estado de São Paulo. Além disso, os totens de autosserviços também serão instalados em áreas fora dos postos, em locais de grande circulação, como shopping centers. “O Poupatempo está investindo em tecnologias que permitem levar os serviços até o cidadão onde ele estiver”, explica Ilídio Machado, diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp – empresa do Governo de São Paulo responsável pela gestão do Programa Poupatempo. Ele cita os aplicativos para celular e os serviços pelo portal, além das máquinas de autosserviços em ambientes fora dos postos Poupatempo.

A nova unidade do Poupatempo Guarulhos, no Internacional Shopping Guarulhos, fica no km 225 da Rodovia Presidente Dutra, próximo ao trevo da Rodovia Fernão Dias. A mudança do antigo endereço no bairro do Macedo garante mais conforto e facilidade de acesso para mais de 9 mil cidadãos atendidos por dia no oitavo mais antigo e terceiro maior Poupatempo em número de atendimentos – atrás apenas de Itaquera e Santo Amaro. No primeiro semestre de 2017, o Poupatempo Guarulhos prestou cerca de 1 milhão de atendimentos.

Entre os primeiros cidadãos atendidos no novo Poupatempo Guarulhos estava a família do comerciante Luiz Ferreira, de São Tomé das Letras (MG). Ele e a esposa Fernanda viajariam de férias para o Chile com a filha Manuela, de 2 anos, mas a criança estava sem o RG. O Poupatempo Guarulhos tem um serviço especial para esses casos: a emissão de um RG provisório que fica pronto na hora e vale por três meses. “Achamos que a criança podia viajar só com a Certidão de Nascimento, mas o Poupatempo salvou a nossa viagem”, disse o comerciante.

Os 600 colaboradores da unidade forma recebidos com cartões e flores de boas vindas. “A nova casa está muito bonita em bem arrumada para receber os cidadãos, graças ao empenho de toda a equipe que passou os últimos dias trabalhando, inclusive no Dia dos Pais, para que tudo estivesse em ordem hoje às 7hs para a reabertura”, disse a gerente da unidade, Maria Auxiliadora Montenegro. O atendente Clodoaldo Cardoso dos Santos, de 39 anos, que a 11 anos e oito meses trabalha no Poupatempo, aprovou as novas instalações. “Ficou muito bonito e mais confortável para todo mundo, inclusive para nós que trabalhamos aqui”, comentou.