Biblioteca Monteiro Lobato recebe equipamentos de tecnologia assistiva


A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato vai receber equipamentos de tecnologia assistiva, que asseguram o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual e motora. Isso é resultado da participação da Prefeitura de Guarulhos em concurso promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O subsecretário de Cultura, Adalmir Abreu, assinou termo de doação do kit nesta terça-feira, dia 15, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do governador Geraldo Alckmin.

Ao todo, 55 municípios foram contemplados. A “Monteiro Lobato”, localizada na região central, que já desenvolve projeto voltado às pessoas com deficiência visual, é uma das 62 bibliotecas públicas a receber o kit de acessibilidade. Ele é composto por computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, além de software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA (sigla em inglês para “Acesso Não-Visual ao Ambiente de Trabalho”). O valor total desses equipamentos é estimado em mais de R$ 23 mil.

O subsecretário Adalmir Abreu falou da importância dessa aquisição. “Esses equipamentos vão nos ajudar a ampliar o atendimento às pessoas com deficiência visual, dando-lhes a oportunidade de inserção em espaços culturais como as bibliotecas e ao universo da leitura que elas oferecem”, observa.

Os equipamentos de tecnologia assistiva são capazes de garantir o acesso à leitura para cegos e pessoas com baixa visão. A partir da próxima semana, os equipamentos já estarão disponíveis para uso na Biblioteca Monteiro Lobato.

- PUBLICIDADE -