Educação pretende eliminar déficit de vagas em creches até o início de 2018


A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) pretende eliminar a espera por vagas em creches da rede municipal de ensino até o início do próximo ano. Nesta quarta-feira (23), o governo municipal promoveu um mutirão para reduzir a lista de espera e promover o ingresso de crianças entre 6 meses e 3 anos e 11 meses.
“Para nós o fator primário é a educação. Não podemos tratar as creches como depósitos de crianças. Isso jamais. As crianças têm de ir pra lá e sair melhores do que entraram. A gente sabe que essa fase de 1 ano a 3 anos e 11 meses é de fato o período que ocorre às transformações humanas”, disse o prefeito Guti (PSB).

Já o secretário da Educação Alexandre Zeitune afirmou que esta é uma das ações da administração municipal com investimento para execução do orçamento de quase R$ 700 milhões destinados à Educação. Ele também revelou que o déficit era de 11 vagas no começo deste ano e que pretende eliminar o número de vagas no início do próximo ano.
“Por conta dos nossos cortes, sendo mais de R$ 120 milhões somente na Secel, e muitos dos nossos adversários falavam que ao menos iríamos executar o orçamento. Está aí à resposta com crianças na creche. Vamos buscar zerar estes números e demonstrando a importância de cada real investido, só que em políticas públicas”, explicou.

O mutirão de matrículas tinha como finalidade acolher cerca de 3 mil crianças, que aguardam na lista de espera por vagas nas creches do município, além de agilizar o atendimento às famílias e garantir a inclusão imediata das crianças às unidades.
Os pais e responsáveis já estão sendo convocados para comparecerem aos endereços das instituições, incluindo a sede da Secel, para efetivar a matrícula e entregar os documentos necessários. A convocação seguirá a ordem de classificação e região, conforme lista divulgada no Portal da Prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/consulta-lista-de-espera).

- PUBLICIDADE -