Guarulhos debate ações culturais em “5ª Conferência Municipal de Cultura”

Assunto: 3º Conferência Municipal de Cultura Local: Adamastor Macedo Data: 23.03.2012 Foto: Nícollas Ornelas
- PUBLICIDADE -

A “Cultura como Vetor de Desenvolvimento Social e Econômico no Brasil” é o tema da 5ª Conferência Municipal de Cultura, evento que foi realizado pela Prefeitura de Guarulhos nesta sexta-feira (29), das 18h às 22h, e sábado (30), das 8h às 18h, no Centro Municipal de Educação e Artes – Cemear, à rua Abílio Ramos, 122, no Macedo.
Na sexta-feira, o credenciamento começa às 17h e se encerra às 20h30. A abertura, às 19h, contará com a apresentação de alunos do Conservatório Municipal de Guarulhos, do curso Improvisando, coordenado pelo professor Eduardo Dias, e do guitarrista Igor Antunes. Em seguida, acontece a leitura e aprovação do Regimento Interno, documento que organiza as atividades do evento.

Já no sábado, os trabalhos têm início pela manhã, com credenciamento a partir das 8h. Logo após a plenária, os participantes se dividem em salas temáticas, de acordo com os eixos: Economia da cultura e novas tecnologias; Infraestrutura cultural, integração e desenvolvimento; Cultura e sustentabilidade; Democracia, cidadania e diversidade; Política cultural, gestão e capacitação; e Preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.
À tarde, os participantes discutem ainda os painéis temáticos das categorias Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Dança, Hip Hop, Livro e Literatura, Música, Samba, Teatro e Associações Culturais.

O tema proposto aborda alguns dos principais desafios da administração pública acerca do debate sobre o cenário atual, considerando sua função de induzir, zelar pelos recursos, produzir e fazer fruir a cultura na cidade.
Dentre os objetivos da Conferência estão a proposição de estratégias para consolidação dos sistemas, ferramentas e instituições de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura, além de proporcionar aos artistas o acesso aos meios de produção, coletar subsídios para construção do Plano Municipal de Cultura, entre outros.

Para mais informações, acesse o regulamento da 5ª Conferência Municipal de Cultura, disponível no portal da Secel: http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/projeto/478.

- PUBLICIDADE -