Seis dicas para que o pet viva bem em apartamentos


Como a maioria das pessoas nos grandes centros moram em apartamentos, quando bate aquela vontade de ter um pet, muitas dúvidas aparecem. Abaixo seguem seis dicas para ter uma boa convivência com o animal de estimação e os vizinhos, além de cuidados importantes para os bichinhos.

Escolha o animal certo

Os gatos adaptam-se melhor a espaços menores, mas precisam de atenção, cuidados com higiene e um local para tomar Sol. Cachorros de porte grande e que geralmente são cheios de energia são difíceis de adaptar. Eles também precisam de tempo para o banho de Sol e, claro, passear e correr.

Cães, normalmente, precisam de outros cães

Os cachorros precisam sair do apartamento para ter contato com outros ambientes, outros cheiros e outros cães. Esses estímulos são essenciais para eles serem saudáveis. Outro cuidado importante é com o sedentarismo. A falta de espaço pode tornar os animais sedentários, o que pode contribuir para obesidade e doenças originárias do sobrepeso. O ideal é passear diariamente e estimular o animal a praticar exercícios físicos.

Local para dormir

Providencie colchões, caminhas e casinhas bem higienizados para os pets. A limpeza deve ser feita periodicamente, pois cães e gatos têm contato íntimo com seus proprietários e podem transmitir doenças.

Necessidades dos animais

É questão de higiene e educação que o dono se responsabilize pela sujeira deixada pelos animais. É ideal ter um local adequado dentro do apartamento para que os animais possam fazer suas necessidades. Recomenda-se que seja em um lugar que não incomode as pessoas da casa. Podem ser utilizadas toalhas higiênicas que ajudam a reduzir os odores e que podem ser trocadas frequentemente (no caso dos cães) e caixas higiênicas com areia (no caso dos gatos).

Elevador

Em apartamentos, o elevador é utilizado diariamente. Por isso, alguns cuidados são necessários para que o ambiente fique sempre limpo para todos os moradores. Na maioria dos prédios, a regra básica é que o animal só pode utilizar o elevador se estiver no colo do seu dono (no caso de não haver um elevador de serviço).

Barulho

Os animais emitem sons para se comunicar e se expressar. Algumas precauções podem ser tomadas para evitar transtornos com a vizinhança. A melhor forma de evitar confusões é solucionar os problemas que fazem o animal ficar exaltado. O que também ajuda é passear com o animal diariamente pelo menos duas vezes por dia para controlar a ansiedade.

- PUBLICIDADE -