Banco de alimentos recebe mais de 430 toneladas de alimentos por mês

- PUBLICIDADE -

O Banco de Alimentos de Guarulhos, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, recebe mensalmente pouco mais de 430 toneladas de alimentos. No entanto, a administração municipal não revelou qual é a destinação dos alimentos coletados e tampouco se existe alguma política para o seu reaproveitamento.

Estudo realizado pela própria prefeitura em 2008 apontou o desperdício, em especial de hortaliças, de quase 40 quilos de alimentos por habitantes. Esta avaliação também destaca que entre 15% e 20% desta perda sejam oriundas em residências e estabelecimentos comerciais. No País, estima-se que quase 30 milhões de toneladas de alimentos sejam desperdiçados por ano.

Um ano após este estudo, o governo municipal criou o projeto Saúde com Casca e Tudo para combater o desperdício, que atendia em mais de 30 pontos espalhados por toda cidade com degustação dos pratos criados a partir do reaproveitamento dos alimentos. Segundo a administração municipal, na época, eram realizadas 24 mil degustações por mês.

A secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social informou que recebe um total de 430.276,41 quilos de alimentos. Sendo que 227.386,90 quilos foram recebidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e 16.050 quilos foram adquiridos com recursos da prefeitura na compra de cestas básicas, além de 186.839,51 quilos de alimentos foram doados por parceiros.

Antônio Boaventura
[email protected]

- PUBLICIDADE -