Saúde do homem e da população negra serão destaques em novembro

- PUBLICIDADE -

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) iniciaram nesta quarta-feira (1º) às atividades do Novembro Azul e Negro, mês que será dedicado à saúde do homem e da população negra. Enfeitadas nas cores alusivas ao tema, as UBS contarão com extensa programação totalmente gratuita, incluindo palestras, ampliação da oferta de exames e consultas, bem como atividades físicas, de lazer e voltadas a autoestima. Para participar, basta comparecer a uma das 69 UBS da cidade.

Além da programação desenvolvida pelas UBS, o Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Deficiência (Campd) promoverá um ciclo de palestras sobre câncer de próstata, todas as sextas-feiras do mês, às 8h, na sede da unidade, localizada na viela Porto Belo, nº 28, Vila Camargos. As inscrições serão feitas na recepção do serviço, com 15 minutos de antecedência, iniciativa que o Campd levará também a seis UBS: Cecap, Vila Barros, Carmela, São Ricardo, Itapegica e Cavadas.

Já na terça-feira (7), acontece no Adamastor Centro, das 8h às 13h, o Seminário Saúde da População Negra. Durante o evento haverá a posse dos membros do Grupo de Trabalho Intersetorial e Permanente da Saúde desse segmento da sociedade, além de atividades culturais.
A Política Nacional da Saúde Integral da População Negra foi instituída pelo Ministério da Saúde em 13 de maio de 2009, uma vez que é consenso na literatura científica a existência de doenças de maior prevalência na população negra, tais como anemia falciforme, hipertensão arterial, diabetes mellitus, dentre outras.

Novembro Azul

O Novembro Azul tem por objetivo conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar hábitos de vida saudável, bem como prestar esclarecimentos sobre o diagnóstico e rastreamento de doenças do aparelho circulatório e cânceres. Em Guarulhos, esses agravos são uma das principais causas de mortalidade entre os homens adultos.
Vale destacar que grande parte dessas doenças se deve à exposição a fatores de risco, como: tabagismo, dieta inadequada, prática insuficiente de atividade física e consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Além de compartilhar informações, o Novembro Negro visa proporcionar maior acesso aos serviços de saúde.

Dentro dessa proposta, a Secretaria de Saúde lançará no próximo dia 28, às 9h, no Adamastor Centro, o Projeto Pré Natal do Homem, como estratégia para a captação do público masculino na atenção primária. A proposta é incentivá-los a participar das consultas de pré-natal ao lado da mulher, para que eles tenham maior acesso aos exames preventivos sempre que necessário.
Durante o lançamento do projeto, também haverá palestras e demais atividades voltadas à saúde do homem, programação que será encerrada com a campanha do laço branco, pelo fim da violência contra a mulher, além de assinatura do termo de compromisso dos homens aderindo a proposta.

- PUBLICIDADE -