Prefeitura de Guarulhos lança o primeiro Centro de Inovação Tecnológica da cidade

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos lançou na quarta-feira, dia 22, o Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos (Citig), ao assinar um termo de cooperação com a Innovation, entidade sem fins lucrativos do Eniac. O Citig, criado para o incentivo à pesquisa e tecnologia, já está credenciado junto ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI) e representa um passo fundamental para criação do Parque Tecnológico do município.

O lançamento do Centro de Inovação Tecnológica contou com a presença do prefeito Guti, que lembrou a importância dos esforços do Governo Municipal relacionados com a tecnologia e a inovação. “Não podemos esperar, temos que fazer acontecer. Hoje demos um passo muito importante para o nosso Parque Tecnológico, com o qual poderemos gerar mais talentos e riquezas para a cidade. Agradeço ao Eniac por estar à disposição do município nesta iniciativa vital para Guarulhos”.

O secretário de Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, celebrou a união que tornou possível o Centro de Inovação e o futuro Parque Tecnológico. “Estamos fazendo história hoje. Tenho certeza que daqui a 20 anos lembraremos desse dia. O governo municipal faz hoje um papel de conexão entre as instituições e o setor produtivo porque acredita que isso é necessário para construir um sistema forte, um ecossistema de inovação”.

O Citig, localizado nas dependências do Centro Universitário Eniac, tem como principais objetivos execução de ações de captação, incubação e aceleração de projetos e negócios com capacidade de idealizar, projetar, e testar novas tecnologias e mídias, como: jogos digitais, aplicativos móveis, programas de computador e objetos interativos, em um ambiente de Media Lab.
Os projetos do Citig serão captados em futuros Hackathons, que são eventos em que equipes multidisciplinares se reúnem para desenvolver novas tecnologias ou negócios que tenham potencial de solucionar algum problema proposto dentro de um tema específico.

O termo de cooperação entre a Prefeitura de Guarulhos e a Innovation não envolve transferência de recursos financeiros ou compartilhamento de recursos patrimoniais. A estrutura e a manutenção do Centro de Inovação é responsabilidade da Innovation.

Concurso de Startups

Após o lançamento do Citig, 12 startups, sendo seis da cidade, competiram no Pitch4gru. As três primeiras colocadas, na ordem: içougue.com food, QTMSystem Indústria 4.0, e Fábrica de MVP Tecnologia estão classificadas para o 18º Concurso Acelera Startup, que é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A campeã, içougue.com food, será incubada no CITIG. Fernando Seabra representou a Fiesp . no Pitch4gru.

Foto: Márcio Lino

- PUBLICIDADE -