Aeroporto de Guarulhos é responsável pela movimentação de 64% dos voos internacionais do Brasil

- PUBLICIDADE -

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é responsável pela movimentação de 64% dos voos internacionais no país, atingindo um total de 13,5 milhões de passageiros, além de ser o principal polo de distribuição de voos, com 49 rotas internacionais e 46 domésticas, operadas por um total de 41 empresas áreas.

De acordo com a concessionária responsável pelo aeroporto, a Gru Airport, a movimentação diária é de 110 mil passageiros, com 700 operações de pousos e decolagens diariamente. O aeroporto também movimenta 41% das exportações e importações por via aérea no país, ultrapassando um volume de mil toneladas de mercadorias manuseadas diariamente, facilitando a conexão com litoral e interior pela proximidade com as rodovias.

A concessionária também afirmou que neste ano houve um aumento de rotas internacionais, como a Avianca, com três novos voos, incluindo Miami, nos Estados Unidos, Santiago, no Chile e Nova Iorque, além de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Entre uma das novidades, está a companhia sediada no Panamá, a Copa Airlines, com movimentação de 39 voos por semana no aeroporto, além da Alitalia, que aumentou a demanda para 10 voos semanais, Fly Emirates, com um voo diário operado pelo Airbus A380, Ethiopian Airlines, com cinco voos e a marroquina Royal Air Maroc, com cinco voos semanais.

Segundo a Gru Airport, para o ano que vem já estão confirmadas novas rotas como Boston e Las Vegas, nos Estados Unidos, Tucumán, Mendoza e Jujuy, na Argentina, e Roma, na Itália. Outro objetivo da concessionária é fortalecer o mercado interno com novas rotas domésticas, além de aumentar as conexões internacionais.
Os meses de maior movimentação de voos internacionais neste ano foram janeiro, com 6.265 partidas, março, com 6.168, julho, com 6.580, agosto com 6.241 e outubro com 6.185 voos.

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -