Programa que agiliza atendimento cardíaco é implantado em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Através de parceria entre Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarulhos com o Hospital Stella Maris e a empresa Medtronic, nesta quinta-feira (21), teve início a instalação do programa de telemedicina LATIN (Latin America Telemedicina Infarct Network) na cidade. O programa objetiva agilizar o atendimento a emergências cardíacas (infarto), por meio de uma rede de comunicação que conectará as unidades de pronto atendimento (UPA e PA) ao hospital de referência cardíaca na cidade, o Stella Maris.

A primeira fase de instalação ainda contempla o PA Paraventi e a UPA Paulista, que terão o programa instalado nesta sexta-feira (22). Já em janeiro de 2018, serão incluídas no novo protocolo de assistência ao infarto a UPA São João e os serviços de pronto-atendimento Bonsucesso, Alvorada, Maria Dirce e Dona Luiza, unidades onde o sistema será implantado entre os dias 3 e 5.

A segunda fase da instalação está prevista para fevereiro de 2018, quando farão parte do programa o Hospital Municipal de Urgências (HMU), Hospital Geral de Guarulhos (HGG), Hospital Padre Bento, Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso, bem como a UPA Cumbica, que será inaugurada no próximo dia 27.

LATIN

Desenvolvido pela medtronic, o LATIN permite o diagnóstico rápido e preciso do infarto agudo do miocárdio através do uso da telemedicina. Com a implantação do programa, o eletrocardiograma será realizado em uma das unidades de pronto-atendimento e enviado a um centro de medicina em Uberlândia, onde uma equipe de médicos de plantão 24 horas, 7 dias por semana, enviam o laudo à unidade. Em caso de diagnóstico de infarto, é desencadeada a rede de comunicação, que acionará a ambulância e os médicos do Stella Maris.

- PUBLICIDADE -