MEC homologa a Base Nacional Comum Curricular

- PUBLICIDADE -

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (20) a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que irá nortear o currículo das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental em todo o País. Aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) na semana passada, o BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes durante sua passagem pela Educação Básica.

“Isso significa que um aluno do Piauí terá acesso ao mesmo aprendizado que o aluno de São Paulo, do Rio Grande do Sul, do Amazonas ou de Pernambuco. A Base é um grande passo para diminuir desigualdades educacionais e promover a qualidade das aprendizagens”, explicou o ministro da Educação, Mendonça Filho em pronunciamento em rede nacional.

Os sistemas de ensino do país devem iniciar já em 2018 a adaptação de seus currículos, iniciando a implementação do documento em 2019, com prazo final para adequação da proposta até 2020.

Por meio da assessoria com a Fundação Lemann, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em Guarulhos, deu início em 2017 às discussões e estudos do novo documento, o que marca o processo de adaptação da Proposta Curricular da Rede Municipal de Guarulhos à Base Nacional.

De acordo com o MEC, além de enfatizar a compreensão e produção de novas tecnologias digitais de informação e comunicação e estar alinhada com os melhores e mais qualificados sistemas educacionais do mundo, a BNCC se caracteriza por pluralidade e contemporaneidade fundamentais para a melhoria da qualidade e da equidade da educação no Brasil.

(Assessoria Imprensa Guarulhos)
Foto: Mauricio Burim

- PUBLICIDADE -