Taxa de desemprego diminui de 20,5% para 19,2% em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

A taxa de desemprego na sub-região Leste da Região Metropolitana de São Paulo, onde Guarulhos está inserida, diminuiu de 20,5%, em outubro, para 19,2%, em novembro. Além da cidade compõem a sub-região Leste os municípios de Arujá, Biritiba-Mirim, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. A constatação faz parte da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese.

De acordo com a pesquisa, a taxa de desemprego total na Região Metropolitana de São Paulo diminuiu de 17,9%, em outubro, para 17,2%, em novembro. Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto reduziu-se de 14,8% para 14,1% e a de desemprego oculto (3,1%) não variou.

O contingente de desempregados foi estimado em 1.901 mil pessoas, 93 mil a menos do que no mês anterior. Esse resultado deveu-se à relativa estabilidade do nível de ocupação (geração de 9 mil postos de trabalho, ou 0,1%), simultaneamente ao decréscimo da População Economicamente Ativa (84 mil pessoas saíram da força de trabalho da região, ou -0,8%).

O nível de ocupação permaneceu em relativa estabilidade (0,1%) e o contingente de ocupados foi estimado em 9.153 mil pessoas.

Entre setembro e outubro de 2017, permaneceu estável o rendimento médio real dos ocupados e decresceu o dos assalariados (-0,6%), passando a equivaler a R$ 2.048 e R$ 2.101, respectivamente.

- PUBLICIDADE -