Usuária reclama que UBS do Cambará não tem mais agenda para vacinação contra a febre amarela


A auxiliar administrativa Cristiane Ferreira de Oliveira, 33, foi pela manhã desta terça-feira (23) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cambará, localizada na rua Adolfo Noronha de Vasconcellos, n° 233, no Parque Continental II, e não conseguiu realizar o agendamento da vacinação contra a febre amarela.
“Uma funcionária me informou que a unidade já não tinha mais agenda para essa semana”, afirmou Cristiane, destacando que a unidade já tem agendamento fechado para a vacinação até esta sexta-feira (26). Se não bastasse esse problema, a auxiliar administrativa está tentando tomar a vacina há duas semanas.

As primeiras tentativas de Cristiane começaram na própria UBS do Cambará, porém, devido as grandes filas tentou seguir para outras unidades, mas também não conseguiu e inclusive na UBS da Vila Galvão, chegou a passar seis horas aguardando na fila, quando foi avisada de que as senhas teriam acabado. Quanto ao agendamento da semana que vem, a funcionária da unidade teria informado a usuária de que ainda não tem informações de como será efetuado.

Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (22), a Secretaria da Saúde divulgou que a partir de agora todas as vacinações contra a febre amarela serão realizadas mediante o agendamento nas próprias unidades, além do usuário levar um comprovante de residência. Com a grande procura e problemas causados por conta de esperas e filas, nesta terça-feira (23), já não houve mais a distribuição de senhas.

A reportagem do HOJE questionou a Secretaria de Saúde sobre o problema relacionado a questão do agendamento.” O agendamento da vacina é realizado de acordo com a disponibilização de doses enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde ao município. A estratégia de agendamento permanecerá da mesma forma na próxima semana. Quando termina o agendamento em determinado dia, a pessoa é orientada a voltar à unidade em outra data”.

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]
Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

- PUBLICIDADE -