Pais devem ficar atentos ao tipo certo de mochila para as crianças

Happy little kid boy with glasses and backpack or satchel on his first day to school or nursery. Child outdoors on warm sunny day, Back to school concept

O tamanho, o peso e o material são fatores importantes que os pais devem levar em consideração no momento da compra da mochila escolar. Segundo especialistas, escolher somente pelo gosto da criança ou seguindo tendências de moda pode significar uma má escolha. Isso porque o item deve assegurar o bem-estar da criança, além de prevenir dores na coluna provocadas, muitas vezes, pelo peso exagerado.

Por isso, o ideal não é comprar qualquer modelo. É necessário, primeiro, avaliar a idade da criança e ter ideia do peso que ela carregará. A mochila causa uma sobrecarga na coluna vertebral e, aliada a má postura das crianças, poderá provocar dores. Uma das consequências é a escoliose que é um desvio da coluna vertebral que forma uma curva em forma de “S”.

Dessa forma, as mochilas de rodinhas são as mais indicadas para evitar essa sobrecarga de peso. Já quem não abre mão de carregar a mochila nas costas a dica é sempre usar as duas alças e nunca carregar o peso apenas um lado do corpo.

Dicas na hora de escolher a mochila escolar:

– Certifique-se de que os itens que o seu filho leva na mochila são realmente necessários;
– Dê preferência para alças acolchoadas;
– A mochila deve ajustar-se à coluna sem folga. Ela solta puxa o corpo para trás, forçando os músculos e fazendo a criança curvar os ombros;
– Objetos mais pesados devem ficar no espaço principal;
– O fundo da mochila deve estar na altura da curva lombar, nunca a mais de 10 cm abaixo da região da cintura;
– Não deixe a criança levar a mochila em uma única alça, sobrecarregando apenas um dos ombros;
– Mochila de rodinhas é uma excelente solução, mas atenção: a alça tem de estar regulada de forma que a coluna fique reta, para não sobrecarregar os quadris e os joelhos.

- PUBLICIDADE -