Usuária aguarda quatro horas com bebê para marcar consulta na UBS Tranquilidade

Usuária aguarda quatro horas com bebê para marcar consulta na UBS Tranquilidade

A usuária Luana Soares Oliveira Ramos, 28, autônoma, alega que passou quatro horas ao lado da filha de apenas três meses, para tentar marcar uma consulta com o pediatra na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tranquilidade, localizada na avenida Emílio Ribas, n° 1897.O caso teria ocorrido nesta segunda-feira (05).
“Minha filha chegou a dormir enquanto eu estava sentada com ela e cheguei até a amamenta-la”, afirmou Luana, revelando que mesmo com senha preferencial, houve essa grande espera, pois só haveria um funcionário atendendo os usuários na unidade.

Além dessa questão para marcar uma simples consulta, Luana também reclama que no banheiro da unidade faltam papéis higiênicos, trocador para as crianças e sabonete. Outra reclamação apontada pela usuária foi durante uma consulta ao ginecologista. “Nessa consulta eu era gestante ainda, porém, quando fui sentar na cadeira, ela simples quebrou”, reclama a usuária da estrutura do local.

Apesar da espera, Luana conseguiu marcar a consulta com a pediatra para a filha. A reportagem do HOJE questionou a Secretaria de Saúde, que afirmou quanto ao papel higiênico e sabonete, que por maior que seja a quantidade disponibilizada nos banheiros, tem pessoas que além de levar embora, estariam juntando bolo de papel e jogando nos vasos, ocasionando desabastecimentos temporários e até entupimentos.

“Excepcionalmente nesta semana, a unidade estava com funcionários de atestado médico e uma atendente SUS de férias. Além disso, uma das atendentes está gestante e precisa utilizar o toalete várias vezes. Apesar disso, a UBS Tranquilidade é uma unidade que tem uma demanda grande de médicos e que tem boa aprovação por parte da população”.

“Sobre a cadeira que quebrou, a Secretaria informa que, embora estejam em bom estado, elas estão sujeitas a sofrer avarias. Nesses casos, por menor que seja o problema verificado, o móvel é retirado de uso e enviado para o setor de manutenção”.

Reportagem: Ulisses Carvalho
ulissescarvalho@grupomgcom.com.br

7 Comentários neste post

  1. Ai pelo menos tem sabonete e papel e aqui na ubs Cavadas que você tem que levar copo pra beber água

    Responder
  2. ola boa noite a pedidos dos pais das criancas do undina capellari nunes. Estamos pedindo para que a diretora junto com a secretaria de educacao vinhece trocar a entrada das criancas pois as criancas pequenas estao entrando na escola sem a companhia dos pais para sala de aula pois sao criancas pequenas menores de 5 anos por ter uma nova direcao.

    Responder
  3. gostariamos da presenca de um reporter porque se nao for tomada uma nova solucao fazeremos um abaixo assinado

    Responder
  4. Não duvido, essa UBS está as moscas….
    Os funcionários ficam de Papinho e tomando café o tempo todo. Precisa de fiscalização pq eles fazem o que querem é se vc reclama ou esbraveja eles te apontam a placa de desacato. Sei muito bem disso pois moro é utilizava essa UBS e tenho parente que trabalha lá. Um descaso total.

    Responder
  5. Sérgio

    o pior de tudo foi utilizar esse termo “usuária”

    Responder
  6. Elisangela Salvador

    Tive tuberculose e tive que fazer o tratamento nessa UBS, que era a mais próxima de casa com medicamentos para atender a essa doença. A consulta era marcada pra 12h00m, eu sempre chegava bem mais cedo, porque na realidade o atendimento era realizado por ordem de chegada. Chegava umas 9/10 horas da manhã e saía lá pelas 17 horas. Detalhe: eu estava com tuberculose pulmonar, tossia e tudo mais. Ficávamos aguardando atendimento por horas, debilitados por uma doença bem complicadinha e ao lado de outras pessoas que aguardavam também atendimento para outros casos: crianças, gestantes e pessoas em geral … até hoje tenho trauma de posto de saúde, porque eu sei que ao meu lado pode estar alguém aguardando atendimento, com alguma doença contagiosa e grave.

    Responder
  7. Olha passo nesse posto a anos nunca vi papel higiênico e o atendimento é péssimo

    Responder

Deixe seu Comentário