Força-tarefa irá realizar a biometria em mais de 300 mil eleitores de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

A 16 dias do encerramento do prazo para o cadastramento biométrico para os eleitores de Guarulhos, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) descartou, nesta terça-feira (6), a possibilidade de prorrogação da biometria. De acordo com o presidente do TER-SP, desembargador Carlos Eduardo Padin, que esteve com o prefeito Guti (PSB) no Paço Municipal, 71% do eleitorado do município realizaram a biometria.

Atualmente, cerca de 310 mil eleitores guarulhenses ainda não estão habilitados a se identificar pelas impressões digitais na hora do voto. A meta da Justiça Eleitoral é cadastrar por meio biométrico 100% dos eleitores do País até 2022.
“Se o excedente de eleitorado comparecer em massa nós não teremos capacidade de atender. Não há uma previsão de prorrogação. Depois do término do prazo do TRE-SP [próximo dia 23], até 9 de maio, data em que fecharemos efetivamente o cadastro, ainda haverá tempo para o eleitor regularizar sua situação”, explicou Padin.

Para tentar realizar o maior número de cadastramento possível até o fim do prazo, o TRE-SP contará com o apoio da Guarupass, que deve criar uma linha especial entre o Poupatempo e a central de cadastro no bairro de Cumbica. A Câmara Municipal também deve contribuir com a cessão de 34 colaboradores dos gabinetes parlamentares.
O prefeito Guti destacou a importância desta força-tarefa entre os Poderes Executivo e Legislativo, e a Justiça Eleitoral para realizar a biometria de pouco mais de 310 mil eleitores que precisam fazer o cadastramento.

“Precisamos fazer uma força-tarefa, apesar dos índices altos, para cadastrar quase 311 mil pessoas com um deadline muito curto. A gente sabe que não é uma missão fácil em tão pouco tempo. De pronto a Prefeitura tem a obrigação e o dever moral em ajudar”, concluiu o prefeito.

Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -