Prefeitura retira 168 toneladas de resíduos das ruas em fevereiro

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A prefeitura retirou 168 toneladas de resíduos, o equivalente a 34 caminhões cheios, descartados irregularmente em ruas e terrenos da cidade, durante fevereiro. O trabalho foi feito por servidores do Departamento de Limpeza Urbana (Delurb), da Secretaria de Serviços Públicos. A soma inclui 28 toneladas de madeira, três toneladas de entulho, 84 toneladas de rejeitos e 16 pneus.

As equipes atuaram nos bairros Torres Tibagi, Cidade Maia, Vila Galvão, Vila Rio, Jardim Rosa de França, Jardim Pinhal, Jardim Santa Clara, Ipanema, Centro, Jardim Santa Emília, Macedo, Tijuco Preto, Recreio São Jorge, Jardim Las Vegas, Ponte Grande e Cumbica de onde, somente da rua Nova Trento, foram retirados dez caminhões de sujeira.

O diretor de Limpeza Urbana, Felipe Nagem, comenta que quanto mais resíduos jogados ruas e terrenos, maiores são os gastos com a limpeza corretiva. “Dinheiro público que poderia ser investido em serviços de zeladoria que trazem melhoria de vida para a população, acaba tendo que ser gasto na limpeza de pontos de descarte irregular. Além do prejuízo financeiro, o lixo descartado irregularmente também em risco a saúde pública”, alertou.

Após separação, parte do material recolhido foi enviado para a Usina Recicladora da Proguaru, no Cabuçu.

Atitudes que fazem a diferença

A colaboração da população é fundamental para a manutenção da limpeza da cidade. Todos podem colaborar não jogando lixo nas ruas, praças, terrenos e rios, respeitando os dias e horários da coleta domiciliar e utilizando os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), para a destinação adequada e gratuita de madeira, móveis velhos, resíduos da construção civil e demolição, como ferro, argamassa, solo, entre outros materiais.

Endereços e mais informações sobre os 19 PEVs podem ser obtidas no portal oficial da Prefeitura de Guarulhos: www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/pev

Fotos: Jackson Argolo / PMG

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