Se for viajar no feriado, aproveite este sábado e se vacine contra a febre amarela

- PUBLICIDADE -

Quem pretende viajar no feriado de Páscoa deve aproveitar para se vacinar contra a febre amarela neste sábado (17), quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão funcionar das 8 às 16 horas, no mutirão da Saúde. É importante lembrar que a vacina só faz efeito após 10 dias de sua aplicação. Portanto, somente depois desse período a pessoa estará protegida contra essa doença que é grave e já causou 14 mortes em Guarulhos.

Além de intensificar a imunização contra a febre amarela, neste sábado, todas as UBS vão oferecer doses de reforço contra a varicela para crianças de quatro a seis anos, uma novidade do calendário nacional de imunização implantada neste mês. Também serão disponibilizadas vacinas contra o HPV para meninas entre nove e 14 anos, e para meninos entre 11 e 14 anos; contra a meningite C para pessoas entre 11 a 14 anos; bem como serão atualizadas as demais doses em atraso.

Papanicolau

Ainda neste sábado (17), a Secretaria de Saúde vai promover um mutirão de papanicolau (exame de prevenção do câncer do colo de útero e outras doenças ginecológicas). O exame será oferecido nas 69 UBS sem a necessidade de agendamento prévio ou apresentação de pedido médico. Não há restrição de idade. Toda mulher que já iniciou a atividade sexual poderá submeter-se ao exame preventivo.

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer – o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa a doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares com evolução para o câncer.

Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica do papanicolau.

- PUBLICIDADE -