A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciou nesta semana, sempre pela madrugada, os testes com o trem de passageiros nas estações Guarulhos Cecap e Aeroporto, da linha 13 Jade, que tem previsão de inauguração no próximo dia 31. De acordo com a CPTM, são vários testes realizados, sendo os primeiros com trens da manutenção e locomotivas.

O primeiro teste ocorreu na madrugada desta quinta-feira (22). Vídeos nas redes sociais foram divulgados mostrando os trens percorrendo partes das regiões das rodovias Hélio Smidt e Ayrton Senna. “A CPTM está em fase de conclusão dos testes estáticos e dinâmicos de carga e de sistemas. Esses testes são realizados com trem de passageiro e ocorrem durante a madrugada”, afirmou a companhia.
Após a inauguração, deverá ser realizada a operação assistida, atendendo as estações da Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto, com intervalos de 30 minutos, aos sábados e domingos, sempre no horário das 10h às 15h. Já no segundo mês da linha, a previsão é que operação continue no mesmo horário, mas será ampliada para todos os dias da semana, no horário das 10h às 15h.

A previsão é de que no mês de junho, a operação comece a ser realizada das 4h à 0h, além de começar a funcionar um novo serviço, o Connect, que sairá da Estação Brás até a Estação Aeroporto somente nos horários de pico, sem a necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart, e com o valor da tarifa de R$ 4.

Já no mês de julho, a previsão é de que comece o serviço Airport-Express, levando os usuários da Estação Aeroporto até a Estação da Luz, onde há transferência para as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, além de outras facilidades de transportes como ônibus e táxi. O trajeto será realizado em cerca de 35 minutos e os trens partirão em quatro horários programados nos dois sentidos. A tarifa será diferenciada e o valor ainda está sendo definido.

Reportagem: Ulisses Carvalho
ulissescarvalho@grupomgcom.com.br
Foto: Divulgação CPTM

10 COMENTÁRIOS

    • A CPTM precisa ampliar essa linha por toda Guarulhos com urgência pois o transporte público para São Paulo está um caos #cptmampliacacaourgentelinha13guarulhos

  1. Estou Feliz pela chegada do trem, porém o que me preocupa é a mobilidade até os terminais, pois em nossa cidade infelizmente ainda não temos corredores de ônibus e isso vai complicar bastante os acessos. Infelizmente vamos precisar aguardar uma gestão em nossa secretária de transportes competente e que realmente desenvolva obras que facilitem a vida dos cidadães guarulhenses.

  2. Muito bom depous de tanto tempo tantas datas previstas p ser finalizado a obra.
    AgorA foi verdade. Cabe a nós também agorA sermos pessoas sinalizadas e cuida do nosso bem adquirido sem vandalismo.
    Parabéns ao governador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here