Linha 13-Jade recebe 55 mil usuários no 1º fim de semana de Operação Assistida

- PUBLICIDADE -

Cerca de 55 mil usuários utilizaram a Linha 13- Jade no sábado (31) e domingo (1º), primeiro final de semana de Operação Assistida. A maioria dos passageiros levou a família para conhecer o novo trajeto. Os principais atrativos ficam na parte em elevado da linha, onde os passageiros podem observar diferentes cenários da cidade como Parque Ecológico Tietê e o Campus Universitário USP-Leste.

Somente no primeiro dia de operação, mais de 30 mil passageiros utilizaram a linha.

As estações Guarulhos Cecap e Aeroporto foram inauguradas no sábado (31) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), o vice-governador Márcio França (PSB) e o prefeito Guti (PSDB). Várias autoridades políticas e militares, além da população, participaram da solenidade.

Na estação Aeroporto, a maior da CPTM, a paisagem foi à atração preferida para tirar selfies e fotos em família devido à sua iluminação natural e a constante passagem dos aviões do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, em Cumbica.

Neste primeiro mês, a Linha 13-Jade funcionará aos sábados e domingos, das 10h às 15h. O percurso é feito em cerca de 15 minutos e o usuário que desejar prosseguir na CPTM deverá fazer baldeação na Estação Engenheiro Goulart para a Linha 12-Safira, pagando a tarifa. No segundo mês, a operação ocorrerá no mesmo horário, porém será ampliada para todos os dias na semana. Nessas duas primeiras etapas de Operação Assistida não será cobrada tarifa dos usuários.

A partir do terceiro mês, a operação passará a ser realizada das 4h à meia-noite no Serviço Regular. Também começará a funcionar um novo serviço, o Connect, com trens que sairão da Estação Brás até a Estação Aeroporto-Guarulhos somente nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), sem a necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart. O percurso terá duração de cerca de 35 minutos, com o trem parando em todas estações para embarque e desembarque, e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa R$ 4.

 

CPTM Airport-Express entraram em operação em quatro meses

Depois do quarto mês, a previsão é que entre em operação o serviço CPTM Airport-Express, que, sem parada para embarque e desembarque, levará os usuários da Estação Aeroporto-Guarulhos até a Estação da Luz, onde há transferência para as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, além de outras facilidades de transportes como ônibus e táxi.

O percurso será realizado em aproximadamente 35 minutos e os trens partirão em 4 horários programados nos dois sentidos. O valor da tarifa ainda será definido.

Com investimento de R$ 2,3 bilhões, a previsão é que sejam atendidos cerca de 120 mil usuários por dia útil, entre eles turistas e moradores da segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo. A nova linha da CPTM conta com 12,2 km de extensão entre as estações guarulhense e Engenheiro Goulart, localizada na zona leste da cidade de São Paulo.

Antônio Boaventura

[email protected]

 

- PUBLICIDADE -