“Estou tentando há três meses marcar uma consulta com o clínico e não consigo”, diz usuária sobre a UBS Soberana

A diarista Maria de Fátima da Silva Ferreira, 50, alega que está tentando marcar há três meses uma consulta com o clínico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Soberana, localizada na rua Jaboticabal, no bairro Cidade Soberana. De acordo com a usuária, a unidade estaria sem sistema para marcar consultas há mais de um mês.

“Eu, minha filha e minha sobrinha não podemos marcar consulta porque não temos internet”, afirmou Maria, destacando que há problemas também para tentar marcar com o dentista. Além deste problema, segundo a usuária, os próprios moradores chegam a formar filas para tentar marcar apenas um exame, chegando por volta das 4h.

Segundo Maria, já houve dias que teria se deslocado até a unidade às 7h e já havia uma fila esperando a UBS Soberana abrir de mais de 30 pessoas. A Secretaria de Saúde afirmou não há falta de médicos ou de dentista na unidade.

“A Secretaria de Saúde informa que o sistema estava intermitente devido a problemas com a fibra ótica da empresa de telefonia. A conexão foi restaurada, mas a internet apresenta ainda lentidão. Por isso foi mantida a orientação de que os pedidos sejam registrados manualmente e inseridos no sistema pelos funcionários, na disponibilidade ou na própria sede da regional de saúde a qual unidade pertence: Região III”.

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Foto: Lourenço Pinezzi