Projeto aposta no teatro para conscientizar crianças sobre importância do trânsito seguro

- PUBLICIDADE -

Desde já pedestres e passageiros, mas em poucos anos também motoristas, crianças de 5 a 12 anos estão no foco de um projeto cultural que vai espalhar diversão, cultura e educação por quatro estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O Teatro Móvel – De bem com a Via, que começa em abril e segue até novembro, vai possibilitar aos participantes aprender mais sobre segurança no trânsito enquanto acompanham a mágica do teatro.

A partir do dia 4 de abril, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, grupos de crianças vão assistir peças teatrais duas vezes por semana, sempre às quartas-feiras (uma pela manhã e outra à tarde) em uma estrutura especialmente adaptada para recebê-las.

A Cia Estripulias Imagináveis vai apresentar o espetáculo Estripulias no Trânsito. Usando elementos da arte do circo, os personagens Viaduto e Passarela divertem a plateia enquanto mostram a importância da educação ao volante. Depois das apresentações, a criançada poderá ir a uma mini pista e “viver” situações do cotidiano, dirigindo pequenos carros elétricos ou assumindo o papel de agentes de trânsito ou pedestres.

“Este projeto é de suma importância para o Grupo EcoRodovias, pois busca realizar atividades alinhadas com as proposições da Década de Ação pela Segurança do transito 2011 – 2020. Proporcionamos acesso à educação para o transito com especial atenção aos públicos mais vulneráveis – a saber, crianças, adolescentes e moradores de localidades socialmente vulneráveis e envolvemos escolas e comunidades localizadas no entorno das rodovias administradas”, destaca o assessor de sustentabilidade da EcoRodovias, Artaet Martins. Em nove anos o De Bem com a Via já alcançou 70 mil pessoas.

Além de São Bernardo do Campo, outras dez cidades vão participar do projeto: Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná; Guarulhos, Cubatão, São Vicente e Itaquaquecetuba, também em São Paulo; Niterói e Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, e Serra e Linhares, no Espírito Santo. A atração nessas localidades será a companhia Trip Teatro, com a peça “Viajando de Bem com a Via”.

“O teatro pode ser uma ferramenta importante para educar a criançada. Enquanto se divertem e vivem a mágica que é um espetáculo, elas ficam mais abertas a receber e compreender lições de cidadania importantes”, diz o produtor cultural Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pelo projeto.

Maio:

São Bernardo do Campo nos dias 16, 23 e 30 na Minipista, KM 28 da rodovia Imigrantes. Sessões as 09h e 13H30.

Cascavel (PR) – Dia 11

Guarulhos (SP) – 14 a 18/05

 

 

 

- PUBLICIDADE -