Banco de Leite de Guarulhos apoia “Mamaço” no Shopping Itaquera

O Shopping Metrô Itaquera vai realizar nesta quarta-feira (23), às 10h30, um grande ato de amamentação coletiva, o “Mamaço” no lançamento de seu CineMaterna – projeto que concede entrada gratuita para mães com bebês até 18 meses de idade. E para tirar dúvida das mulheres sobre amamentação, foram convidadas a médica pediatra Silvia Heloisa Moscatel Loffredo e a nutricionista Simone Irami Predeus Martins, ambas do Banco de Leite Humano de Guarulhos (BLH), referência de atendimento para os 11 municípios da Região do Alto Tietê.

O evento é alusivo à Semana Mundial de Doação de Leite Materno, comemorada no em dia 19 de maio. O objetivo é sensibilizar as mães que estejam amamentando seus filhos e possua volume excedente a doar leite materno, ato que pode salvar a vida de bebês internados em UTIs neonatais de maternidades públicas.

As doações são importantes porque o leite materno é essencial para fortalecer o sistema imunológico dos bebês, auxiliando na recuperação de recém-nascidos. Por ser referência para 11 cidades, o Banco de Leite de Guarulhos também atende bebês internados na UTI da Santa Casa de Suzano. Atualmente, o BLH conta com aproximadamente 70 mães doadoras, o que resulta na coleta de cerca de 60 litros de leite por mês.

Depois de coletado, o produto é pasteurizado e passa por um controle rigoroso de qualidade no Banco de Leite para depois ser distribuído nas UTIs neonatais. Para doar, a interessada deve entrar em contato com o BLH pelo telefone 2408 4991.

Mamaço

Realizado em parceria com a Fiocruz, o ato de amamentação coletiva no Shopping Itaquera também dará início à campanha “Aqui Tem Vida”, de arrecadação de frascos de vidro para armazenamento de leite materno. Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz necessita de 18 mil recipientes de vidro por ano para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe.

Em Guarulhos, as doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite, que funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 19 horas e aos sábados das 7 às 15 horas, na rua Otávio Forghieri, 70, ao lado do Fórum (região central). Os recipientes ideais são os de vidro com tampa plástica, semelhantes ao de café solúvel.