O Shopping Metrô Itaquera vai realizar nesta quarta-feira (23), às 10h30, um grande ato de amamentação coletiva, o “Mamaço” no lançamento de seu CineMaterna – projeto que concede entrada gratuita para mães com bebês até 18 meses de idade. E para tirar dúvida das mulheres sobre amamentação, foram convidadas a médica pediatra Silvia Heloisa Moscatel Loffredo e a nutricionista Simone Irami Predeus Martins, ambas do Banco de Leite Humano de Guarulhos (BLH), referência de atendimento para os 11 municípios da Região do Alto Tietê.

O evento é alusivo à Semana Mundial de Doação de Leite Materno, comemorada no em dia 19 de maio. O objetivo é sensibilizar as mães que estejam amamentando seus filhos e possua volume excedente a doar leite materno, ato que pode salvar a vida de bebês internados em UTIs neonatais de maternidades públicas.

As doações são importantes porque o leite materno é essencial para fortalecer o sistema imunológico dos bebês, auxiliando na recuperação de recém-nascidos. Por ser referência para 11 cidades, o Banco de Leite de Guarulhos também atende bebês internados na UTI da Santa Casa de Suzano. Atualmente, o BLH conta com aproximadamente 70 mães doadoras, o que resulta na coleta de cerca de 60 litros de leite por mês.

Depois de coletado, o produto é pasteurizado e passa por um controle rigoroso de qualidade no Banco de Leite para depois ser distribuído nas UTIs neonatais. Para doar, a interessada deve entrar em contato com o BLH pelo telefone 2408 4991.

Mamaço

Realizado em parceria com a Fiocruz, o ato de amamentação coletiva no Shopping Itaquera também dará início à campanha “Aqui Tem Vida”, de arrecadação de frascos de vidro para armazenamento de leite materno. Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz necessita de 18 mil recipientes de vidro por ano para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe.

Em Guarulhos, as doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite, que funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 19 horas e aos sábados das 7 às 15 horas, na rua Otávio Forghieri, 70, ao lado do Fórum (região central). Os recipientes ideais são os de vidro com tampa plástica, semelhantes ao de café solúvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here