Aulas da rede municipal estão suspensas nesta terça e quarta-feira em Guarulhos


Reflexo da paralisação dos caminhoneiros que entra em seu nono dia, as aulas da rede municipal de ensino e o atendimento das creches de Guarulhos estão suspensos nesta terça (29) e quarta-feira (30). No entanto, a Prefeitura não decretou ponto facultativo. As decisões foram anunciadas após reunião do Grupo Emergencial de Trabalho, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 28, e leva em consideração a dificuldade de acesso dos profissionais aos seus respectivos locais de trabalho, a dificuldade de locomoção dos alunos que utilizam o transporte  e a falta de gás e de suprimentos para a alimentação em algumas escolas. Além das aulas, os procedimentos eletivos na área da saúde – aqueles que não apresentam urgência – serão adiados.

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela falta de combustível, a abstenção por parte dos servidores públicos foi em torno de 5%. No entanto, a ausência dos alunos foi de 45% nesta segunda-feira. Para não prejudicar o ano letivo, as aulas serão repostas posteriormente.

Os demais serviços públicos seguem funcionando, tais como a coleta de lixo, restabelecida na tarde de hoje, os serviços funerários e o transporte municipal, que segue operando com 60% da frota nos horários de pico e 40% nos entrepicos, nesta terça-feira.

O Grupo Emergencial de Trabalho se reunirá novamente no fim da tarde de amanhã para reavaliar a situação e, eventualmente, anunciar novas medidas para o dia seguinte.

Saúde

Os serviços de pronto-atendimento e hospitais, de Verificação de Óbitos, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulâncias e motolâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), bem como o transporte de pacientes para tratamento de câncer e hemodiálise, estão mantidos em Guarulhos. Somente os procedimentos eletivos serão adiados.

Dentre as medidas que poderão ser adotadas para garantir o atendimento de urgência e emergência na cidade destacam-se o rodízio de profissionais, inclusive com o deslocamento de médicos e enfermeiros das UBS para serviços de pronto-atendimento e hospitais; o estabelecimento de equipe mínima nas unidades.

O abastecimento de insumos e medicamentos na rede municipal de saúde está operando normalmente nessa semana, assim como os serviços de lavanderia e alimentação dos hospitais e unidades de pronto-atendimento. Por isso, quando não se tratar de um caso de urgência, a população deve buscar assistência nas UBS.

Para tanto, as pessoas podem utilizar uma das linhas de ônibus chamada de Circular da Saúde, que passam por 23 unidades: Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso, PA Maria Dirce, Hospital Geral de Guarulhos (HGG), UBS Cecap, UPA Cumbica, UBS Cumbica II, Cemeg Pimentas, PA Dona Luíza, UBS Jurema, UBS Nova Cidade, UBS Uirapuru, UBS Nova Cumbica, UBS Cummins, UBS Alvorada, UBS Jovaia, UBS Vila Rio, UBS Flor da Montanha, Hospital e Materninada Jesus José e Maria, PA Paraventi, Hospital Municipal de Urgências (HMU), UBS Vila Barros e PA Paraíso, que está fechado para ampliação e reforma, mas é servido de transporte público para facilitar o acesso da população aos demais serviços.

Foto: Eduardo Calabria

- PUBLICIDADE -