Guarulhos amplia vacina da gripe para adultos com 50 anos e crianças de 5 a 9 anos

- PUBLICIDADE -

Pessoas acima de 50 anos e crianças de cinco a nove anos poderão se vacinar contra a gripe pelo SUS, em Guarulhos, a partir da próxima segunda-feira (25). A cidade segue a recomendação do Ministério da Saúde, que deixou a cargo dos municípios que ainda contam com estoque de vacina a decisão de ampliar a campanha, devido à baixa procura pelas doses nas unidades de saúde e pela confirmação do segundo óbito por A H1N1 na cidade,

A segunda vítima fatal por complicações da Influenza no município é um menino de oito anos de idade, que faleceu no dia 15 de maio passado.  O primeiro óbito, também de uma criança de 10 anos, ocorreu no dia 1º deste mês. De janeiro até agora já foram confirmados 28 casos de gripe na cidade, sendo 22 por A H1N1, incluindo esses dois garotos que morreram.

Enquanto isso, a procura pela vacina no município permanece pequena. De acordo com a última prévia divulgada pela Secretaria de Saúde na sexta-feira da semana passada (dia 15), que contabiliza os dados até o final da quinta-feira (14), foram imunizadas 182.558 pessoas em Guarulhos. Os números correspondem a uma cobertura vacinal de 62,75, percentual semelhante ao da Capital (66,2%).

A meta é imunizar 90% da população que integra os grupos prioritários: trabalhadores da área de Saúde; indígenas; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias; crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias; professores das redes pública e privada de ensino; portadores de doenças crônicas; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas (Fundação Casa), além de funcionários do sistema prisional.

As doses ficarão à disposição em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) até terminarem os estoques. Para tomar a vacina é necessário levar a carteirinha de vacinação e, caso não tenha, um documento de identificação. As pessoas portadoras de doenças crônicas devem apresentar indicação médica.

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

- PUBLICIDADE -