Bolsa Família aumenta número de acompanhamento dos beneficiários em Guarulhos

Bolsa Família aumenta número de acompanhamento dos beneficiários em Guarulhos

A Gestão do Programa Bolsa Família, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, superou os índices de Condicionalidade da Saúde, em relação aos anos anteriores. Em 2016, por exemplo, Guarulhos acompanhou 16.198 famílias; em 2017, saltou para 23.150 e neste ano, só neste primeiro semestre, a quantidade atingiu a marca de 24.351 beneficiários, ou seja, mais de 50% que o ano inteiro de 2016.

O Programa Bolsa Família é um programa federal voltado às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. O programa é realizado por meio de auxílio financeiro vinculado ao cumprimento de compromissos na Saúde, Educação e Assistência Social – as chamadas condicionalidades.

Por conta da situação precária, muitas vezes, as famílias têm dificuldade de acesso e de frequência aos serviços de Saúde. Diante disso, as condicionalidades garantem a oferta das ações básicas, potencializando a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuindo para a sua inclusão social.

Isso mostra a grande preocupação da prefeitura em acompanhar os beneficiários do programa em relação à saúde das crianças, adolescentes e mulheres; e é possível graças à parceria dos envolvidos na Gestão do Programa Bolsa Família, além da Secretaria da Saúde.

Para realizar o acompanhamento, as famílias devem informar na sua UBS de referência que são beneficiárias do programa. Crianças de zero a sete anos devem ser vacinadas, pesadas e medidas a fim de acompanhar o crescimento e desenvolvimento. As beneficiárias, que tenham mulheres gestantes na composição familiar, devem informar a gravidez e o acompanhamento pré-natal deve ser realizado nas UBS.

É importante que as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família mantenham sempre os cadastros atualizados, prestando as informações de maneira correta no momento da entrevista. A atualização cadastral deve acontecer todo ano.

 

Deixe seu Comentário