CPTM desenvolve estudo para ligação entre Guarulhos e região do ABC por meio de VLT

- PUBLICIDADE -

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), desenvolveu um estudo funcional para  uma ligação entre a região do ABC e Guarulhos utilizando como meio de transporte o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A informação foi confirmada pela empresa, que também revelou que essa nova linha teria integração com a Linha 10-Turquesa.

Quanto à questão do número de estações e o local, isso ainda não foi definido. “A localização e o número de estações da futura ligação entre o ABC e Guarulhos só serão definidos após a realização dos projetos básico e executivo, sem prazo de execução. A estação em Guarulhos, segundo o estudo funcional, seria a de Guarulhos-Cecap, em conexão com a Linha 13-Jade”.

A Linha-14 Ônix como seria conhecida, ainda não tem um orçamento para uma possível construção, de acordo com a CPTM. “O investimento necessário será conhecido com o projeto básico, futuramente”. Caso esse novo projeto saia do papel, a população da região do ABC teria o trajeto facilitado para uma possível conexão ao Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos.

Uma das vantagens do VLT é que produzem menos barulho e poluição, além da infraestrutura ser mais leve se comparada ao metrô e o trem. Além dessa possibilidade de transporte, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), prevê um corredor de ônibus entre a região de São Mateus e Guarulhos.

A obra desse corredor será dividida em dois trechos, sendo o primeiro em Guarulhos, que contará com seis estações de embarque e desembarque, além de contar com a ampliação do Terminal Parque Cecap e mais 7,7 km de adequação viária entre os trechos das avenidas Monteiro Lobato e rodovia Ayrton Senna. O segundo trecho deverá percorrer a avenida Jacu Pêssego, com 14,4 km de extensão, previsto para chegar até o Terminal Metropolitano de São Mateus, divisa com a cidade de Santo André, no ABC paulista.

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Foto: Nicollas Ornelas/PMG

- PUBLICIDADE -