Vacinação contra febre amarela e gripe atinge 90% da meta na cidade

- PUBLICIDADE -

Apesar dos distintos números para as campanhas de vacinação contra a febre amarela e gripe, Guarulhos, que possui aproximadamente 1,4 milhão de habitantes, conseguiu cumprir cerca de 90% das metas estabelecidas. Foram imunizadas 897 mil pessoas contra a febre amarela, enquanto pouco mais de 254 mil estão protegidas contra o H1N1 na cidade.

Desde outubro do ano passado, o município convive com os riscos de contração do vírus da febre amarela, que vitimou pelo menos 30 pessoas neste período. A Prefeitura de Guarulhos revelou que o município conta com 897.221 mil imunizadas, o que corresponde a quase 65% da população.

Em setembro do ano passado, o governo municipal ressaltou que a meta estabelecida seria a imunização de 1 milhão de habitantes. Dentro desta proposta, o município ainda precisa vacinar aproximadamente 103 mil habitantes. Os dados correspondem a pouco mais de 90% do número proposto pela municipalidade. A Secretaria de Saúde ressalta que a vacina contra a febre amarela passou a integrar as doses de rotina do calendário nacional de imunização.

“É muito importante se vacinar contra a febre amarela. Pude ver que ela é muito perigosa e pode matar. Não quero ter problemas com essa doença. Não custa nada e não dói nada”, disse a doméstica Patrícia Camargo, 49 anos.

Além do combate a febre amarela, a administração pública também realiza campanha para combater a gripe ou o H1N1 na cidade. Desde o dia 23 de abril deste ano, o município imunizou cerca de 255 mil pessoas. A meta estabelecida é de imunizar 280 mil. As doses ficam disponíveis nas Unidades Básica de Saúde (UBS) para os grupos elencados pelo Ministério da Saúde até terminarem os estoques.

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -