Bosque Maia terá várias atrações para a pessoa idosa nesta quinta-feira

Assunto:9ª Caminhada de Pessoas Idosas Local:Av. Paulo Faccini Data:23.09.2018 Foto:Márcio Lino/PMG

Nesta quinta-feira (27) será o Dia de Promoção à Saúde da Pessoa Idosa no Bosque Maia, com extensa programação das 9h às 13h, uma realização das secretarias de Saúde e Esportes, bem como do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Além de atividades variadas como aula de ritmos, danças, jogos adaptados para a terceira idade e massagem, a data será comemorada com o lançamento de mais um serviço para o cuidado especializado em geriatria e gerontologia na cidade.

Chamadas de URSIs (Unidades de Referência à Saúde da Pessoa Idosa), o serviço, que funcionará nos Centros de Especialidades Médicas – Cemegs Cantareira e São João, contará com ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar. O objetivo é qualificar e humanizar o atendimento ao idoso, para que ele possa manter uma vida ativa, com autonomia e independência, evitando ou retardando o declínio das capacidades intrínsecas e funcionais, e garantindo a qualidade de vida em todas as etapas do envelhecimento.

Dia de Promoção à Saúde:

Dentro da programação da Semana promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema: “Jovem hoje, idoso amanhã: cuidado e respeito sempre”, nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde vai oferecer uma série de atividades para este público, no Bosque Maia, que serão realizadas simultaneamente nas quadras esportivas, na tenda central e ao redor dela.

Por meio do CTA itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids) serão efetuados testes rápidos para a detecção de Hepatite C, além de orientações sobre o tema e distribuição de preservativos. O Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi) fará apresentação de dança sênior, avaliação e orientação sobre postura, bem como panfletagem sobre vida saudável.
Ao mesmo tempo, educadores físicos do Programa Movimenta Saúde vão promover trilha sensitiva, ginástica multifuncional e jogos adaptados para a terceira idade, além de dança circular que será conduzida pela gerente do Tear (serviço da Rede de Atenção Psicossocial) Denise Antunes. Profissionais de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Flor da Montanha irão ministrar palestra e dar orientações sobre escovação para idosos.

Também será montado no Bosque Maia um cenário interativo, imitando o espaço real do lar com objetos que aumentam o risco de quedas das pessoas idosas em casa, para sensibilizá-las sobre a importância da prevenção. O Dia de Promoção à Saúde contará ainda com exposição de artesanatos confeccionados pelos idosos das UBS Aracília, Rosa de França e Vila Galvão; apresentação de coral; massagem com bambus (exercícios de relaxamento e autopercepção); e oficina de origami.

Outra atração da Saúde serão os jogos de tabuleiro com perguntas para estimular as funções cognitiva, motora, sensorial, bem como o raciocínio a autoconfiança e a autonomia da população idosa. Instituições parcerias também marcarão presença, como a associação de diabéticos mellitus de Guarulhos, que fará aferição de glicemia; a Ótica Tanaka, que dará orientações sobre uso correto e limpeza de óculos; e a Aldeia Indígena Filhos dessa Terra com as apresentações de dança e cantigas.

- PUBLICIDADE -