Guarulhos reduz representação na Alesp e mantém cadeiras no Congresso Nacional

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

O resultado deste pleito eleitoral reduziu a representação de Guarulhos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), porém, manteve a representatividade do município no Congresso Nacional. Foram eleitos pela cidade para o Legislativo estadual os candidatos Márcio Nakashima (PDT) e Jorge Wilson (PRB), enquanto Alencar Santana (PT) e Eli Corrêa Filho (DEM) conquistaram um lugar no parlamento nacional.

Entretanto, duas curiosidades marcaram a eleições dos quatro representantes guarulhenses para o Legislativo estadual  e federal. Todos foram eleitos com um número menor de votos em relação ao pleito eleitoral de 2014. Não conseguiram a reeleição os deputados Gileno Gomes (PROS) e Jorge Tadeu (DEM), respectivamente, estadual e federal.

O outro fato está relacionado à troca de disputa entre os cargos estaduais e federais. O deputado estadual Alencar Santana deixou de concorrer à reeleição para buscar um espaço no Congresso Nacional. O caminho inverso foi feito por Márcio Nakashima, que tentou a conquista de uma das 70 cadeiras disponíveis e se elegeu deputado estadual.

No caso de Eli Corrêa, os 90.625 votos significaram a sua reeleição como deputado federal. Postulante ao cargo de prefeito da cidade de Guarulhos nas eleições municipais de 2016, o democrata teve 134.138 votos em 2014, sendo 15.444 obtidos em território guarulhense.

Nakashima obteve na eleição realizada há quatro anos 46.857 votos como candidato ao cargo de deputado federal pelo MDB. Destes, 23.048 foram em Guarulhos. Eleito deputado estadual neste ano, o pedetista teve 36.908 votos. Já Jorge Wilson, conhecido como Xerife do Consumidor, registrou o apoio de 180.419 eleitores naquele período contra 173.378. No município ele conquistou a confiança de 45.313 pessoas em 2014.

Em busca de uma oportunidade no Congresso Nacional, Alencar Santana abriu mão da reeleição para deputado estadual. Com 66.518 votos conquistou uma das 70 cadeiras para representar o estado de São Paulo no Legislativo federal. Na eleição anterior, Santana conquistou a confiança de 103.234 eleitores, sendo 62.576 obtidos em Guarulhos.

Candidatos eleitos

Deputado federal

Eli Corrêa Filho (DEM) – Reeleição

Alencar Santana (PT)

Guilherme Mussi (Progressista) – Reeleição

 

Deputado estadual

Márcio Nakashima (PDT)

Jorge Wilson (PRB) – Reeleição

Caio França (PSB) – Reeleição

 

Candidatos que não foram eleitos deputado estadual:

– Gileno Gomes (PROS);

– Romildo Santos (DEM);

– Edmilson Souza (PT);

– Pastor Anistaldo (PSC);

– Maurício Brinquinho (PT);

– Ramos da Padaria (DEM);

– Wilson Paiva (PR);

– Adriana Afonso (PR);

– Paulo Roberto (PP);

– Maurício Siqueira (PTC).

 

Candidatos que não foram eleitos deputado federal:

– Elói Pietá (PT);

– Sebastião Almeida (PDT);

– Lauri Rocha (PSDB);

– Roberto Farmacêutico (PR);

– Jorge Tadeu (DEM);

– Silvana Mesquita (Patriota);

– Higor Mamede (PSOL);

– Toninho DÁgostino (Rede);

– Isa Soyama (PTC);

– Néfi Tales (PMN).

Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil

- PUBLICIDADE -