Quase 450 mil eleitores guarulhenses não escolheram candidatos para votar neste 1º turno

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Neste primeiro turno das eleições que elegeu deputados estaduais e federais e senadores, além da escolha para representantes aos governos estaduais e a presidência da República, quase 450 mil eleitores de Guarulhos deixaram de escolher candidatos nas urnas eletrônicas. Eleitores apontam a falta de credibilidade dos políticos pelo alto número de abstenção no município.

“Em quem vamos confiar para nos representar? O atual momento é crítico. É sempre mais do mesmo. A política está chata e sempre estão os mesmos na disputa. Falam em renovação, mas até o momento não consigo enxergar isso”, disse a eleitora Raquel Santiago, 33 anos, e moradora do Parque Renato Maia.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 182.790 eleitores em Guarulhos optaram por apertar a tecla Branco ou Nulo. Outros 110.277 justificaram seu voto e aproximadamente 148 mil tiveram seus títulos cancelados por não realizarem o cadastro biométrico. A regularização com a Justiça Eleitoral começa no próximo mês.

“Político é tudo a mesma coisa e eles não são os únicos culpados por a política está dessa forma. Infelizmente, não temos representante a altura do nosso País. E caso persista esta situação, vou continuar a não votar em ninguém”, declarou o assistente técnico Rodolfo Carvalho, 28 anos, morador do Parque Continental.

No primeiro turno das eleições de 2014, 144.726 eleitores guarulhenses deixaram de escolher candidatos. Este índice de ausência representou quase 17% do total de eleitores de Guarulhos á época [quase 865 mil]. Para este pleito eleitoral, a cidade contou com 814.342 eleitores de um total de cerca de 970 mil.

“Não consegui fazer a biometria e vou regularizar minha situação por conta dos problemas que pode me causar. Aliás, já está causando. Terei de pagar a multa e perder um dia de trabalho por conta disso. Mas, não perdi nada por que não tem bons candidatos para votar”, concluiu Sandra Pereira, 23 anos.

 

- PUBLICIDADE -