Motoristas de ônibus de Guarulhos terão curso de atendimento a idosos e deficientes


Com o objetivo de trabalhar a conscientização e a humanização dos operadores de transporte urbano no que diz respeito aos idosos e às pessoas com deficiência, a Secretaria de Direitos Humanos, por meio das subsecretarias de Acessibilidade e Inclusão e de Políticas para o Idoso, realizará na próxima segunda-feira (5), no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 8h, formação com cerca de 120 motoristas.

O curso, que faz parte do programa “Desperte seu Olhar Inclusivo” e tem duração de 4 horas, irá orientar os participantes quanto aos tipos de deficiência e as terminologias corretas para tratamento da pessoa com deficiência, o perfil da pessoa idosa, além das características do processo de envelhecimento em Guarulhos.

Na parte final do curso, os operadores serão submetidos à uma vivência, onde terão seus olhos vendados, ou utilizarão cadeiras de roda, ou pesinhos serão colocados em suas pernas, para simular as pernas de uma pessoa idosa. A experiência tem o objetivo de colocá-los no lugar do outro, simulando situações do cotidiano, para que possam sentir na pele as dificuldades encontradas pelos idosos ou as pessoas com deficiência no transporte público.

Na oportunidade, haverá a entrega de certificados para os agentes de trânsito que concluíram a formação “Desperte seu Olhar Inclusivo”.

- PUBLICIDADE -