Movimento nas bibliotecas municipais tem alta de 10% nos últimos 12 meses

Assunto: Troca livros Biblioteca Monteiro Lobato Local: Data: 07.04.2015 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

O aumento de frequentadores nas bibliotecas públicas municipais atingiu a marca de quase 10% nos últimos 12 meses. No ano passado esses espaços receberam em média aproximadamente 6.700 usuários por mês, quantidade esta superada neste ano. Até maio, quase 7.300 pessoas passaram pelas dez unidades que o município possui.

“A leitura é muito importante e significa pra mim sabedoria e enriquecimento cultural. Sempre que estou aqui esqueço do tempo e viajo nas histórias contadas nos livros. Aquele que não tem o hábito de ler, fica o conselho”, declarou o comerciante Antônio Cavalcanti, 47 anos, frequentador da biblioteca do Teatro Adamastor.

O HOJE obteve a informação de que o maior fluxo de pessoas nos espaços de leitura acontece no período após o horário do almoço e se estende até o fechamento. Já na biblioteca Monteiro Lobato, os frequentadores tem como hábito procurar aquele local nos horários matinais. Guarulhos possui um acervo de 179.321 livros.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a leitura ocupa, em média, seis minutos de um dia, e o tempo gasto na frente da televisão é de 2h35. A pesquisa foi realizada com cinco mil pessoas nos estados do Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco e no Distrito Federal.

No ano passado, 80.144 pessoas foram atendidas nas bibliotecas municipais. Até maio deste ano, a Subsecretaria de Cultura registrou o atendimento de 36.478 usuários. O governo municipal também dispõe do programa Agentes de Leitura, que possui acervo de 10.800 livros, que para colocar em prática esta iniciativa viabilizou a contratação de 108 Agentes de Leitura para estimular a leitura em seus bairros.

Foto: Ivanildo Porto 

- PUBLICIDADE -