Sabesp, uma companhia de respeito que atende 27,9 milhões de pessoas

Foto: Edson Lopes Jr/A2AD
- PUBLICIDADE -

Fundada em 1973, a Sabesp é a quarta maior empresa de saneamento do mundo em população atendida. São 27,9 milhões de pessoas abastecidas com água e 21,6 milhões de pessoas com coleta de esgoto em 369 municípios do Estado de São Paulo.

Para abastecer toda essa população, a companhia dispõe de 240 estações de tratamento de água que, juntas, possibilitam a produção de 119 mil litros de água por segundo. O atendimento utiliza 73,4 mil quilômetros de redes de água e adutoras e 8,9 milhões de ligações de água. Já para tratar o esgoto coletado, a Sabesp conta com 557 estações de tratamento de esgoto espalhas pelos municípios operados.

A Sabesp é responsável por aproximadamente 27% de todo o investimento em saneamento básico feito no Brasil, embora atenda somente cerca de 13% da população do país. Para o período 2018-2022, a empresa planeja investir aproximadamente R$ 17,3 bilhões, com foco na ampliação da disponibilidade e segurança hídrica, sem prejuízo dos avanços conquistados nos índices de coleta e tratamento de esgotos.

Sob controle do governo do estado de São Paulo, a Sabesp é uma sociedade anônima de economia mista, atuando também no segmento de água de reúso obtida a partir do tratamento de esgoto. As ações da companhia são negociadas no segmento Novo Mercado Brasil da B3 (antiga Bovespa) e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

Além da excelência na prestação de serviços à população, a companhia também se destaca pela Governança Corporativa, conquistando uma sucessão de prêmios, como o Troféu Transparência da Anefac, o Prêmio Valor 1000 – organizado pelo jornal Valor Econômico –, o Prêmio Smart Customer 2018 (categoria Responsabilidade Social) e o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços aos Clientes, entre outros.

Referência em inovação tecnológica e muito respeito ao Meio Ambiente

A Sabesp também é referência em inovação tecnológica e na busca de soluções sustentáveis do ponto de vista ambiental. A companhia movimenta sua frota de veículos na cidade de Franca, por exemplo, utilizando o gás biometano produzido a partir do lodo gerado no tratamento de esgoto.

A Estação de Tratamento de Esgotos de Franca trata em média 500 litros por segundo e produz em torno de 2.500 m³ de biogás por dia, suficiente para substituir 1.500 litros de gasolina comum diariamente e reduzir em até 90% as emissões de poluentes em comparação com a gasolina. Seu uso ainda previne o lançamento de metano e CO2 na atmosfera, responsáveis pelo aquecimento global.

As estações de tratamento de água (ETAs) da Sabesp funcionam como verdadeiras fábricas para produzir água potável. Das 240 estações: 28 abastecem a Região Metropolitana de São Paulo e as outras 212 fornecem água aos municípios do interior e litoral do Estado.

O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade.

 

Serviço oferecido trouxe melhoria da qualidade de vida da população

 

Os índices de atendimento da Sabesp comprovam o desempenho da empresa na expansão dos serviços de saneamento básico. Os dados hoje registrados são equivalentes ou superiores aos de países de primeiro mundo, como a Bélgica, Itália e Reino Unido.

Desde 1998, a empresa alcançou a universalização da distribuição de água tratada e, gradativamente, aumentou os serviços de coleta e tratamento de esgotos.

A ampliação do atendimento afeta diretamente a redução da mortalidade infantil e a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente quanto ao abastecimento de água, ao lazer e ao turismo.

 

 

Dados gerais de atendimento

 

Água

Ligações cadastradas – 8,8 milhões

Estações de tratamento de água – 240

Reservatórios – 2.439

Capacidade do armazenamento (reservatórios) – 3,3 bilhões de litros

Poços – 1106

Adutoras – 5,3 mil quilômetros

Redes de distribuição – 69 mil quilômetros

Centrais de controle sanitário – 16

 

Esgoto

Ligações cadastradas – 7,3 milhões

Estações de tratamento – 557

Redes coletoras – 48,7 mil quilômetros

Coletores, emissários e interceptores – 2,2 mil quilômetros

 

- PUBLICIDADE -