Cetesb autoriza uso de remediador de odores no aterro de Guarulhos


A Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, emitiu nesta quinta-feira (10),  parecer favorável ao uso de  “remediador ambiental físico químico” de odores no aterro sanitário, no Cabuçu.  O produto que é certificado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), 100% biodegradável e inofensivo a todas as formas de vida, será utilizado para minimizar o mau cheiro proveniente dos resíduos orgânicos expostos após deslocamento de uma célula do aterro, incidente ocorrido no último dia 28.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, que testou o produto no início desta semana, a aplicação começará a ser realizada ainda nesta sexta-feira (11), com a utilização de caminhão pipa equipado com jato direcional que atinge 40 metros de distância. Novas aplicações precisarão ser feitas a cada duas semanas.

O secretário de Serviços Públicos, Edmilson Americano, ressalta o empenho da Prefeitura na resolução do problema. “Não estamos medindo esforços para resolver a situação. Todos os passos estão sendo tomados mediante estudos e cautela pelos técnicos envolvidos”, afirmou.

 Impermeabilização é aprovada pela Cetesb

Em nova inspeção ao aterro sanitário municipal realizada nesta quarta-feira (09), técnicos da Cetesb certificaram que o tanque de contenção de resíduos está impermeabilizado conforme orientação da companhia ambiental, como forma de evitar a contaminação de áreas próximas. A obra, assim como a construção de dois diques de contenção, foi concluída pela Prefeitura em apenas 5 dias após o incidente.

- PUBLICIDADE -