Com rodízio entre os integrantes da Mesa Diretora, Carol Ribeiro se torna 2ª mulher a presidir uma sessão na Câmara


Antônio Boaventura

[email protected]

A ausência do vereador Professor Jesus, ainda sem partido, da presidência da Câmara Municipal, vem proporcionando novas experiências e históricas para os integrantes da Mesa Diretora daquela Casa de Leis. Depois dos vereadores Eduardo Barreto (PCdoB) e Eduardo Carneiro (PSB), vice-líder do governo do prefeito Guti (PSB) no Legislativo, a vereadora Carol Ribeiro (MDB) se tornou nesta quinta-feira (11) a segunda mulher a presidir uma sessão parlamentar.

Parlamentar do Movimento Democrático Brasileiro, Carol ocupa a função de 1ª secretária na Mesa Diretora do Legislativo guarulhense. E depois de quase 30 anos, uma mulher volta a presidir uma sessão parlamentar naquela Casa de Leis. A primeira foi à ex-vereadora Francisca Luzanira Pinheiro Candéa, integrante da nona legislatura, que se deu entre os anos de 1983 e 1988. Ela ocupava a função de 1ª secretária na gestão do biênio 1987 / 1988.

“É muito importante, até por que eu não sabia que nenhuma mulher havia assumido a presidência [de uma sessão parlamentar da Câmara Municipal]. O Geraldo [Celestino (PSDB)] confirmou que houve outra que também assumiu. E acho que pra nós é uma grande conquista. Só tenho que agradecer o vereador [Eduardo] Carneiro (PSB) pela oportunidade”, disse a vereadora Carol Ribeiro.

Entretanto, a parlamentar, que está em seu primeiro mandato, não descartou a possibilidade de retornar ao posto, porém, na condição de presidente da Câmara Municipal. Carol entende que este momento histórico fortalece os ideais defendidos pelas mulheres, além de acreditar que pode mudar o posicionamento em relação à condição feminina para assumir determinados cargos executivos.

“Fui pega de supetão. Não posso dizer nunca, mas quem sabe. Seria uma boa para a Câmara de Guarulhos, que nunca teve uma mulher na condição de presidente. Sempre vou defender a bandeira das mulheres, até por que somos poucas e ainda vivemos num mundo muito machista e isso é muito importante para defender os interesses das mulheres”, encerrou.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -