Guarulhos registra 42 casos de sarampo; Campanha termina nesta sexta-feira

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

A cidade de Guarulhos já registrou 42 casos de sarampo, de acordo com dados da Secretaria de Saúde. A campanha de vacinação contra a doença promovida pelo Ministério da Saúde e Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual (CVE) termina nesta sexta-feira (16), porém, a vacina continuará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Vale destacar que a vacina contra o sarampo integra o calendário de rotina. Portanto, as doses permanecem disponíveis em todas as UBSs, sendo que o esquema vacinal prevê a primeira dose da SCR, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba, quando a criança tem um ano de idade. A segunda, chamada de reforço, é dada aos 15 meses, com a Tetra Viral, que além das três doenças anteriores, inclui a varicela”, destacou em nota a secretaria.

Apesar dos 42 casos, até o momento, segundo a administração municipal não houve nenhum óbito na cidade. O centro ainda é a região com maior número de casos, e de acordo com a prévia divulgada pela Vigilância Epidemiológica Municipal nesta quinta-feira (15), desde o inicio da campanha, no dia 11 do mês passado até este mês, foram vacinados 84.433 mil pessoas com idades entre 15 a 29 anos.

Já sobre a vacinação de bebês entre seis e onze meses, a secretaria informou que não se trata de uma campanha, mas de uma recomendação do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual, já que Guarulhos entrou na lista das 39 cidades do estado em situação do surto da doença. “A imunização desta nova faixa etária ficará em vigor até quando os municípios não apresentarem casos confirmados da doença nos últimos 90 dias. Desde a última segunda-feira (12), quando o município recebeu a Nota Informativa nº 1/2019 com esta recomendação até agora, Guarulhos imunizou 604 crianças com essa idade. A expectativa é vacinar todos os bebês entre seis e 11 meses, população que é estimada pelo Ministério da Saúde em 10.610 habitantes”.

- PUBLICIDADE -