Avaliação diagnóstica institucional é realizada na rede municipal de educação

Eduardo Calabria
- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação, realizou avaliação diagnóstica institucional para os educandos do 5º ano da rede municipal nos dias 22 e 23 de agosto. No total, mais de 10 mil estudantes participaram da aplicação da prova.

Realizada semestralmente, a iniciativa tem como objetivo diagnosticar, acompanhar e regular o processo de construção do conhecimento nas escolas municipais que atendem os anos iniciais do ensino fundamental, fortalecendo a equidade no processo de ensino e aprendizagem a partir de uma matriz curricular comum a todos os educandos da rede a fim de garantir a comparabilidade dos resultados sob o viés qualitativo.

As avaliações foram divididas em duas etapas, com base nos descritores da Prova Brasil, sendo a primeira de português e matemática, com 15 perguntas de cada disciplina, e a segunda, de produção textual.

A aplicação desta última, cujo caráter é diagnóstico, tem como objetivo avaliar os alunos quanto a escrita alfabética, escrita solicitada, estrutura textual e narrativa. O objetivo é qualificar os alunos através desses níveis para saber se eles conseguem se expressar por meio da escrita.

Para garantir a participação de crianças com baixa visão ou deficiência visual foram utilizados materiais adaptados. Os resultados têm como finalidade orientar as ações, planejamentos e práticas pedagógicas das instituições de ensino.

O gabarito das provas de português e matemática estará disponível para as escolas a partir do dia 26 de agosto. Os resultados estão previstos para divulgação entre os dias 10 e 13 de setembro. Isso facilitará o planejamento dos professores, que incluirão em seus planos de aula metodologias de aprendizagem, conforme diagnóstico de desempenho dos alunos.

- PUBLICIDADE -