Guarulhos registra 389 casos de sarampo neste ano

Vacina Sarampo
Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]

O município de Guarulhos já tem confirmado até esta quinta-feira (03), 389 casos de sarampo, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. Em nota, a secretaria informou que até o momento não houve nenhuma morte em decorrência da doença, que vem registrando um número maior de casos nos bairros localizados na região central.

Segundo a secretaria, os maiores casos de sarampo estão atingindo a faixa etária entre 15 a 29 anos na cidade. Durante a campanha de vacinação destinada a jovens entre 15 a 29 anos, no período entre julho até agosto, foram vacinadas 101.524 mil pessoas. Neste ano, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do estado de São Paulo, há 5.411 casos confirmados laboratorialmente no estado.

De acordo com a secretaria, a partir de agora, o estado também passará a confirmar casos baseados no critério epidemiológico, quando consta os sintomas da doença e a avaliação médica. A secretaria também destacou que cerca de 59% dos casos estão concentrados na capital paulista.

Nesta quinta-feira também chegou a nove  número de mortes confirmadas da doença no estado. O sarampo não provocava mortes em São Paulo desde 1997, e as quatro novas mortes são uma de um bebê do sexo feminino, com apenas 11 meses, que não havia sido vacinada e morava na capital paulista.

As outras três mortes são uma mulher de 46 anos da cidade de Itanhaém, outra mulher de 59 anos da cidade de Francisco Morato, que também estaria sem histórico vacinal, e um homem de 25 anos, da cidade de Osasco, que também não teria se vacinado contra a doença. O nome das vítimas não foi divulgado pela secretaria.

Campanha de vacinação contra o sarampo para as crianças começa na próxima segunda-feira

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo em Guarulhos terá inicio na próxima segunda-feira (07), com o objetivo de imunizar crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação para as crianças prossegue até o dia 25, com um dia D de mobilização nacional no sábado (19), quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), devem funcionar das 8h às 17h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de vacinação dos adultos de 20 a 29 anos, será realizada entre os dias 18 a 30 de novembro, com o dia de mobilização ocorrendo no sábado (30), como forma de intensificar a campanha.

“Nesta campanha será utilizada a vacina tríplice viral (SCR), que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, para a imunização das crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos. Os adultos de 20 a 29 anos de idade receberão a vacina tríplice viral ou dupla viral (contra o sarampo e rubéola). Em Guarulhos, onde já foram confirmados 389 casos de sarampo desde o início do ano até o momento, as doses poderão ser encontradas em todas as UBS”, afirmou a secretaria.

- PUBLICIDADE -