Defesa Civil de Guarulhos deflagra Plano Verão

- PUBLICIDADE -

O Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil (PPPDC) para o combate a desastres naturais e tecnológicos durante a temporada de fortes chuvas foi apresentado nesta quinta-feira (31), no auditório do Paço Municipal (Bom Clima), pelo prefeito Guti e o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Waldir Pires.

O denominado Plano Verão integra as secretarias municipais, Sabesp Guarulhos, Proguaru e Sistema Integrado de Emergências de Guarulhos (SIEG) no monitoramento da cidade para reduzir riscos ocasionados por temporais e reforçar o atendimento à população de áreas de risco no período entre novembro a março, com possibilidade de prorrogação a partir da análise das previsões meteorológicas.

O prefeito Guti agradeceu a todos pelo empenho em gerar estratégias que protejam os cidadãos. “Nosso objetivo é que a população sofra menos durante o período de chuvas fortes que está por vir. A previsão é de muitos problemas nesse sentido, mas nossas equipes vão trabalhar em prol da prevenção com estratégias e união. Não há como prever a natureza, mas devemos batalhar para estar um passo à frente e minimizar o perigo. É isso que estamos fazendo hoje”, salientou.

Influenciado por fenômenos climáticos, o último Plano Verão gerou 858 ocorrências e o atendimento de 7.871 moradores. Segundo Pires, essa operação prepara as equipes para enfrentar situações imprevisíveis. “É por isso que estamos um modo de alerta 24 horas. Nós vencemos fases muito difíceis com o auxílio de todos os parceiros que sempre estiveram de prontidão para ajudar e estender a mão para o cidadão guarulhense”, reafirmou. 

Um dos passos para evitar as enchentes é referente à zeladoria, cujas ações  foram desenvolvidas por toda cidade nos últimos meses. “Estamos empenhadíssimos, desassoreando todos os córregos da cidade, dispondo de um investimento muito importante. Não podemos prever os fenômenos da natureza, mas podemos amenizar os problemas que atingem a população”, concluiu o coronel Pires.

Acione os agentes

Os agentes de Proteção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) operam 24 horas para proteger vidas. As equipes podem ser acionadas por meio do telefone 199. 

- PUBLICIDADE -