Nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo tem início nesta terça-feira

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Por conta da decretação de ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta segunda-feira (18), antecipando as comemorações do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), em Guarulhos a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para jovens com idade entre 20 e 29 anos, terá início nesta terça-feira (19). Assim como aconteceu com as crianças, a imunização deste público não será indiscriminada, mas mediante avaliação da situação vacinal da pessoa para atualização das doses conforme calendário vigente.

Vale destacar que dos 693 casos de sarampo confirmados em Guarulhos até a última quarta-feira  (6), 219 foram registrados em jovens na faixa etária do público-alvo da campanha. Por isso, é muito importante que eles procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atualizar o esquema vacinal.

A 2ª. fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para as pessoas com idade entre 20 e 29 anos, se estende até o próximo dia 30 de novembro, um sábado, Dia D de Mobilização Nacional contra a doença, quando todas as UBS da cidade abrirão das 8h às 17h, para intensificar a vacinação.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e que pode ser fatal. Altamente contagioso, o sarampo é transmitido quando o paciente infectado tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas, podendo contaminar até 90% daqueles que estão ao seu redor.  A única maneira de evitar a doença é pela vacina.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil