Política: Câmara Municipal abre comissão de estudos para acompanhar gastos da Prefeitura no combate ao Covid-19

Câmara Municipal abre comissão de estudos para acompanhar gastos para combate do Covid-19 no município - Crédito: Márcio Lino

Antônio Boaventura
[email protected]

Na sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (23), de forma virtual, a Câmara Municipal abriu uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para acompanhar os gastos da Prefeitura nas ações de combate ao Covid-19 na cidade à pedido do vereador João Dárcio (Podemos). No entanto, os trabalhos ainda não contam com qualquer data para que sejam iniciados. Ela será composta por 11 parlamentares.

Contudo, a composição desta Comissão Especial de Estudos deve ser concluída na próxima terça-feira (30). Por ser o responsável pela apresentação da proposta, João Dárcio assume a presidência da CEE, mesmo sendo o único representante do Podemos no poder legislativo guarulhense. Tanto o relator quanto os indicados das siglas com maior representação [PT, PSD, PSDB, Patriota, Republicanos e PSB] naquela Casa de Leis serão conhecidos na próxima semana.

Mas, em virtude dos efeitos causados pelo avanço da pandemia do Covid-19, a Câmara Municipal passou a realizar suas sessões parlamentares de forma virtual apenas às terças-feiras. Diante deste quadro e do ato da Mesa Diretora que aprovou esta nova realidade, as comissões parlamentares ficaram suspensas. Esta CEE aprovada, tem prazo de 60 dias para ser concluída e caso haja necessidade pode ser prorrogada pelo mesmo período.

“A comissão que sugeri trata-se do acompanhamento de todo esse gasto em relação a pandemia. Isso também é para que depois não possam dizer que não nenhum controle ou acompanhamento por parte do legislativo”, declarou o vereador João Dárcio, presidente desta comissão de estudos.

Além desta CEE, a Câmara Municipal também aprovou outra CEE, desta vez solicitada pelo vereador Eduardo Carneiro (Cidadania), líder do governo do prefeito Guti (PSD) naquela Casa de Leis. Nos mesmos moldes daquela que será capitaneada por João Dárcio, Carneiro irá conduzir estudos sobre as condições da prestação de serviço das empresas de telecomunicações no município. Esta CEE também deve ter definido seus integrantes, inclusive o relator, na próxima semana.