Apenas 26% das crianças foram vacinadas contra a poliomielite em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação em 5 de outubro até o último dia 22 foram vacinadas em Guarulhos 19.532 crianças contra a poliomielite, o que corresponde a 25,94% de cobertura vacinal. A meta é imunizar indiscriminadamente contra a doença pelo menos 95% da população na faixa etária de 12 meses até menores de cinco anos de idade, mesmo os que já tenham tomado as doses anteriormente.

Em todo o país, até hoje (28), apenas 35% das crianças (de um total de quatro milhões) foram vacinadas contra a poliomielite. A campanha vai até o dia 30 e 7,3 milhões de crianças ainda precisam ser levadas aos postos de saúde pelos pais ou responsáveis para vacinação. O público-alvo estimado é de 11,2 milhões de crianças entre um a cinco anos.

A campanha nacional e campanha de vacinação múltipla são realizadas simultaneamente para atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nesta última, todas as vacinas do calendário nacional de vacinação são fornecidas.

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa aguda causada pelo poliovírus, podendo infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode frequentemente causar paralisia dos músculos dos membros inferiores até a morte. A vacinação é a única medida preventiva.

- PUBLICIDADE -