Doria espera vacinar toda população paulista maior de 18 anos até 31 de outubro deste ano

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura
[email protected]

João Doria (PSDB), governador do estado de São Paulo, prometeu nesta quarta-feira (02) imunizar toda população paulista a partir de 18 anos contra a Covid-19 até o dia 31 de outubro desta ano. Entretanto, a vacinação daqueles com idade inferior a destacada pelo chefe do Poder Executivo estadual depende do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), condição esta que não há previsão para acontecer.

“São Paulo vai concluir a vacinação de toda população adulta até o dia 31 de outubro. Originalmente era até 31 de dezembro. Estamos afirmando que todos os paulista que residem em São Paulo serão vacinados. Nós fechamos o planejamento do Plano de Imunização, que irá abranger toda população com mais de 18 anos”, explicou João Doria.

Segundo Regiane de Paula, coordenadora do Plano de Imunização do estado de São Paulo, essa condição somente é possível por conta da atualização do calendário de vacinação pelo Governo Federal, e da maior oferta de vacinas. Entretanto, o cronograma elaborado pela gestão de Doria não contempla a população com idade inferior à 18 anos. De acordo com Paula, é necessário autorização da Anvisa.

“As vacinas que estão no território nacional estão aprovadas para pessoas maior de 18. Com a autorização da Anvisa vamos fazer [a imunização] para 16 anos. Se ocorrerem mudanças traremos oportunamente”, concluiu Regiane.

Na próxima semana, o Governo do Estado prevê a vacinação de pessoas com comorbidades como diabetes e hipertensão na faixa etária entre 18 e 29 anos, além de antecipar a campanha para profissionais de educação que tenham entre 26 e 46 anos. Para este público está previsto a imunização com a 1ª dose da vacina para cerca de 80 mil pessoas a partir da próxima quarta-feira (09).

- PUBLICIDADE -