Defesa Civil realizou vistorias preventivas em 245 locais desde maio

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Guarulhos inspecionou 245 locais em vistorias preventivas desde maio. As visitas têm o objetivo de acompanhar e detectar aspectos ambientais que representam riscos para a próxima temporada de chuvas fortes, que inicia em novembro, e identificar as ações preventivas necessárias.

As medidas de prevenção costumam ser a zeladoria de localidades como rios, córregos, riachos, leitos d’água, ribeirões, valas de drenagem, árvores, morros e inclinações de terra.

A partir das análises dos agentes da Compdec, as secretarias municipais coordenam ações de zeladoria para evitar que ocorram alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra, desabamentos, entre outros problemas inerentes às áreas de risco. Além disso, a Defesa Civil também promove um trabalho educativo, por meio do qual orienta a população que vive próxima a essas áreas sobre os cuidados em épocas de chuva.

Os munícipes podem sugerir áreas que precisam de vistoria ou acompanhamento diretamente à Compdec por meio do telefone 199, que está disponível 24 horas, todos os dias da semana.