Prefeitura abre consulta pública para elaboração do plano municipal de segurança

A Prefeitura de Guarulhos abriu nesta terça-feira (5) a consulta pública para a participação da sociedade civil na construção do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, que visa a elaborar metas e caminhos para otimizar o enfrentamento da violência e da criminalidade e disseminar a cultura de paz social nos próximos anos. O interessado deve encaminhar sugestões até 20 de outubro para o e-mail [email protected]

A fim de desenvolver estratégias para aprimorar o sistema de segurança, o projeto apresenta relatórios mapeados sobre o cenário socioeconômico e geográfico do município, os índices de criminalidade, principais difusores de violência, ocorrências mais recorrentes, entre outros. O diagnóstico está disponível para leitura no link https://bit.ly/PlanoSegurançaGRU.

O plano atende à lei 13.675/2018, que define a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e institui o Sistema Único de Segurança Pública, ao qual todas as cidades brasileiras devem se adequar. Após a consulta pública, o projeto será finalizado e enviado ao Ministério da Justiça.