Ação de educação e diversidade mobiliza escola com chegada de aluno sírio

Nesta quinta-feira (7) a Secretaria de Educação de Guarulhos, em parceria com a Subsecretaria de Igualdade Racial, desenvolveu uma ação em conjunto com a EPG João Guimarães Rosa, no Parque Continental I, a fim de mediar a recente chegada de um aluno sírio à escola.

O encontro contou com a participação do sheik Aboo Abudo, da Sociedade Islâmica Brasileira-Guarulhos, e dos representantes da Subsecretaria de Igualdade Racial Jaime de Morais e Rejane Costa, com a mediação da psicóloga escolar Lucília Ribeiro, que atua nas discussões sobre os temas educação e diversidade.

O objetivo principal do encontro foi dialogar com os familiares do aluno e também com a equipe escolar, buscando enfatizar a importância do acolhimento, o respeito e a valorização da diversidade e do multiculturalismo, assim como fortalecer as parcerias entre os diferentes segmentos da cidade na perspectiva de territórios educativos.

A presença do sheik Aboo Abudo despertou o interesse dos alunos, o qual prontamente se disponibilizou a compartilhar algumas características sobre a cultura árabe, mostrando-se muito receptivo a essa aproximação com a escola.

A diretora Luciani Maria Fernandes, a coordenadora pedagógica Ellen Cristina Nunes e a professora do educando Lucélia Bento Maia falaram sobre a preocupação em oferecer oportunidades que possibilitem ao aluno sentir-se de fato acolhido e incluído no espaço da escola.

Os familiares relataram a sua satisfação pela forma como a escola os tem acolhido, ao estar aberta ao diálogo e disponível a conhecer e valorizar outras culturas e como isso tem favorecido em muito a socialização da criança. O efeito do encontro pode ser resumido na frase da coordenadora pedagógica Ellen: “Pudemos viver no nosso dia a dia a empatia e o respeito”.