Basílica de Aparecida do Norte é a segunda maior do mundo

Santuario de Nossa Senhora Aparecida. Foto: Ricardo Stuckert

Localizada na região do Vale do Paraíba, esta cidade do interior paulista é mundialmente conhecida como uma estância turístico-religiosa. A região mudou drasticamente após o ano de 1717, quando dois pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida enquanto pescavam no Rio Paraíba. Desde então, muitas graças foram alcançadas pelos que rezavam diante da imagem, atraindo cada vez mais devotos ao local. A Basílica de Nossa Senhora Conceição de Aparecida lá construída é o segundo maior templo católico do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Em função dos diversos milagres relatados e fiéis peregrinos, foi construída em 1745 a primeira igreja para abrigar a imagem de Nossa Senhora, a “Basílica Velha”, e ao redor dela se instalaram os primeiros fiéis e residentes. Somente na metade do século XX é que foi construída a atual Basílica, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, considerado o segundo maior centro de peregrinação católica do mundo. Os milhões de visitas anuais fizeram do município um dos principais núcleos turísticos do Brasil.

Entre as atrações para os visitantes está o Bontur – Bondinho Aéreo, que oferece uma linda vista panorâmica do Santuário Nacional e também da cidade.

Os turistas que quiserem conhecer o rio, local onde os dois pescadores encontraram a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, devem ir a Balsa Porto Itaguaçu, que conta com um guia para relatar as informações detalhadas do dia histórico.

Outro local indicado para contemplar ainda mais as belezas de Aparecida é o Mirante das Pedras, que fica no caminho para Porto de Iguaçu e oferece uma vista panorâmica de toda a extensão do rio Paraíba e também da Serra da Mantiqueira. Os romeiros e devotos contam ainda com o Centro de Apoio ao Romeiro, que possui rotas alternativas para uma caminhada mais segura, como a Rota da Luz.

No entanto, a cidade também possui atrações turísticas mais convencionais, sem apelo religioso, como o Aquário de Aparecida, um passeio imperdível. Na piscina, o visitante pode tocar os tubarões e conhecer mais sobre outras espécies de água doce e salgada.

- PUBLICIDADE -