Defesa Civil participa da Semana Lixo Zero com ação ambiental no calçadão

Coleta seletiva e como fazer fertilizantes naturais por meio de compostagem foram os temas da ação de conscientização promovida pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), em uma estrutura montada em sua base móvel no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro, nesta quarta-feira (27).

A atividade faz parte da 5ª Semana Lixo Zero Guarulhos que objetiva incentivar a separação e a destinação correta dos resíduos sólidos de forma a preservar recursos naturais e a diminuir a quantidade de material destinado ao aterro sanitário.

Dezenas de pessoas foram abordadas para conhecer o método de compostagem (processo natural de transformação de resíduos orgânicos, como cascas de frutas e de legumes, em adubo orgânico para utilização em hortas e jardins) e checar o fertilizante natural feito na própria sede da Compdec.

“A Defesa Civil faz um trabalho preventivo intenso para diminuir os riscos de desastres naturais e o lixo é um inimigo dessa batalha. Para alcançar esse objetivo, a educação é fundamental, por isso, levar informações para a sociedade é um dos primeiros passos. Os hábitos sustentáveis devem ser parte do dia a dia de todos nós todos os dias”, ressaltou o agente, Sylvio Checcato.

Por meio de um QR Code, os munícipes conferiram informações sobre a ampliação da coleta seletiva e a separação de resíduos recicláveis no portal oficial da Prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br)

Mutirão de limpeza

Na terça-feira (26), após palestra sobre compostagem, os agentes da Compdec realizaram um mutirão de limpeza dentro e fora da sede da Pasta, no bairro Jardim Santa Francisca, e deram destinação correta a resíduos recicláveis descartados irregularmente.

A 5a Semana Lixo Zero Guarulhos segue com programação variada até este sábado (30). Confira a agenda em: http://lixozero.guarulhos.sp.gov.br/conteudo/semana-lixo-zero-2021

Imagem: Sidnei Barros/PMG