Cidade tem 22 casos de influenza H3N2 confirmados

Foto: Governo do Estado de São Paulo

A Secretaria da Saúde da cidade confirmou, nesta segunda-feira (21), 22 casos da gripe H3N2, uma variação da Influenza H1N1. Há, ainda, outros 29 casos em investigação. Não há registros de mortes.

No período de 1º de janeiro até hoje, Guarulhos tem 6.379 casos notificados como síndrome gripal. A pasta ressaltou que apenas os casos de síndrome gripal suspeitos de estarem associados ao coronavírus são de notificação compulsória obrigatória. Os diagnósticos estão sendo monitorados e contabilizados desde dezembro do ano passado, quando a doença começou a circular na cidade de maneira atípica.

A transmissão da doença já é considerada comunitária, ou seja, quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão. Com o passar do tempo, a doença sofre mutações, surgindo as chamadas sublinhagens, como a H3N2 que é um tipo do vírus da Influenza A (H3), circulante há pelo menos cinco anos. Consequentemente, as sublinhagens possuem cepas que distinguem especificamente o vírus responsável pela infecção, como é o caso da Darwin, recém-descoberta na Austrália e inserida na H3N2.

Os sintomas da H3N2 são conhecidos e, em sua maioria, provocam febre alta, tosse dor de garganta, cabeça, corpo e articulações. A orientação é que, em caso de sintomas, a pessoa procure um serviço de saúde para atendimento médico.

- PUBLICIDADE -